Unidade e formação marcam encontro do clero da Diocese de Petrópolis

Unidade e formação marcaram o encontro do clero da Diocese de Petrópolis, realizado em Passa Quatro (MG), entre os dias 3 e 6 de janeiro, com a presença do bispo diocesano, Dom Joel Portella Amado, e do Vigário Geral, Padre Paulo Cesar. O evento teve como tema central “A identidade e a missão da Igreja no Vaticano II”, conduzido pelo teólogo e professor Padre Marcial Maçaneiro, SCJ, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).

Mais do que um momento de formação, o encontro foi também uma oportunidade para olhar e refletir sobre o perfil atual do presbitério diocesano, que revela uma realidade com um clero predominantemente jovem e adulto, com forte presença de novos sacerdotes em plena comunhão com padres de sólida experiência pastoral, como Monsenhor Antônio Carlos Motta do Carmo, com 57 anos de sacerdócio, e Monsenhor Geraldo Policarpo, com 54 anos, que participaram do encontro ao lado de jovens sacerdotes como Pe. Anderson Sales, Pe. Frederico Fernandes, Pe. Ronald Cankin e Pe. Yuri Araújo, ordenados em dezembro de 2025.

No entanto, o que chama a atenção em relação ao clero da Diocese é a idade biológica, reforçando a imagem de um presbitério em plena vitalidade. Embora existam sacerdotes com idade avançada, como Pe. Antônio Teixeira Pinto (93 anos), Pe. Daudt Cordeiro (83 anos) e Mons. Antônio Carlos Motta do Carmo (82 anos), há também uma presença significativa de jovens sacerdotes: Pe. Frederico Fernandes (25 anos), Pe. Caio Cesar da Silva Freitas (26 anos) e Pe. Rodolfo Rebello Martins (27 anos).

Ao analisar os dados, constata-se que a Diocese de Petrópolis apresenta um clero majoritariamente jovem/adulto, com forte presença de sacerdotes entre 35 e 55 anos — faixa etária que constitui o “coração” do presbitério. Muitos deles nasceram entre as décadas de 1970 e 1980 e hoje ocupam funções estratégicas como párocos, administradores paroquiais e coordenadores de pastorais.

Além disso, o fluxo constante de novas ordenações indica um vigor vocacional, sinal de esperança e continuidade para a missão evangelizadora da Igreja na região. Em 2025, em datas diferentes, foram ordenados sete padres: Pe. Caio Cesar, Pe. Flávio Wender e Pe. Rodolfo Rebello (ordenados em 25/03/2025), e Pe. Anderson Sales, Pe. Frederico Fernandes, Pe. Ronald Cankin e Pe. Yuri Araújo (ordenados em 06/12/2025).

O encerramento do encontro em Passa Quatro nos traz a certeza de que foi um momento não apenas para fortalecer a comunhão entre os padres e o bispo diocesano, mas também para reafirmar o compromisso com a formação contínua e com a missão da Igreja no mundo contemporâneo.

Texto: Rogerio Tosta / Ascom Diocese de Petrópolis
Fotos: Pe. Lucas Thadeu da Silva

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *