Assembleia Diocesana da Juventude 2025: Juventude em caminho com os santos do nosso tempo

No dia 30 de novembro, a juventude católica da Diocese de Petrópolis tem um encontro marcado com a Assembleia Diocesana da Juventude 2025, que será realizada na Paróquia São Sebastião, no Indaiá, com chegada prevista para as 8h da manhã. A inscrição para assembleia deve ser feita pelo site www.diocesepetropolis.com.br ou pelas redes sociais da Diocese e do Setor Juventude. A missa será presidida pelo bispo diocesano, Dom Joel Portella Amado e concelebrada pelo Assessor Eclesiástico para o Setor Juventude, Padre Kayo Baptista Carlos.

O evento reunirá três coordenadores ou líderes jovens e dois assessores adultos por paróquia, em um momento de escuta e partilha, tendo como referência as palavras de São Pier Giorgio Frassati: “Viver sem fé, sem patrimônio para defender, sem sustentar a verdade numa luta contínua, não é viver, mas fingir que se vive”.

Mais do que uma reunião, a Assembleia será um espaço de comunhão e discernimento, onde os jovens são chamados a refletir sobre seu papel na Igreja e na sociedade e servirá também para preparação para as atividades do próximo ano, entre elas, os 80 anos de criação da Diocese.

Em um tempo em que tantos buscam sentido e direção, a juventude católica é convidada a olhar para o alto — como fez São Pier Giorgio Frassati, canonizado neste ano ao lado de São Carlo Acutis, dois jovens que viveram com intensidade a fé e deixaram um legado de santidade acessível a todos.

A canonização desses dois santos jovens é um sinal claro de que a santidade não é um ideal distante, mas um chamado real, possível e urgente. São Carlo Acutis, com sua paixão pela Eucaristia e pela evangelização digital, e São Pier Giorgio Frassati, com seu compromisso com os pobres e com a verdade, mostram que é possível viver o Evangelho com alegria e coragem no mundo de hoje.

A Assembleia Diocesana da Juventude 2025 será, portanto, um passo importante na caminhada da juventude rumo ao jubileu diocesano. É tempo de escutar o Espírito, de sonhar juntos e de assumir com responsabilidade e entusiasmo o protagonismo que a Igreja confia aos jovens.

Que este encontro seja um verdadeiro Pentecostes juvenil, reacendendo em cada coração o desejo de santidade e de missão. Como dizia São João Paulo II: “Não tenhais medo de ser os santos do novo milênio!”

 

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *