Jubileu das Expressões Artísticas reúne artistas de vários segmentos na Catedral de Petrópolis em 1º de novembro

Na solenidade de Todos os Santos, dia 1º de novembro, a Diocese de Petrópolis realiza o Jubileu das Expressões Artísticas, às 17h, na Catedral Jubilar São Pedro de Alcântara de Petrópolis, com a presença do bispo diocesano, Dom Joel Portella Amado.

O encontro tem por objetivo celebrar o dom da arte e seu papel fundamental na vida da Igreja e da sociedade e, entre as presenças, terá a participação da Orquestra Mons. Paulo Daher, composta por adolescentes e jovens, do Coral Laus Deo, do Colégio Aplicação e do Coral Pange Língua, da Paróquia São Tomás de Aquino, projeto realizado com a terceira idade.

O Jubileu das Expressões Artísticas pretende valorizar a arte como uma manifestação do divino, expressão concreta da beleza e da sensibilidade humana, sendo o primeiro encontro em nível diocesano reunindo representantes de todas as manifestações artísticas. Dom Joel manifestou sua alegria em poder participar e ter a oportunidade de encontrar os artistas, que por meio da arte manifestam a beleza de Deus.

Desde os tempos antigos, a Igreja Católica reconhece a arte como caminho de evangelização, forma de traduzir a fé em gestos, cores, sons e movimentos. Da música sacra aos vitrais, da pintura religiosa às artes cênicas, a Igreja sempre foi guardiã e promotora da cultura, incentivando artistas a colocarem seu talento a serviço da transcendência.

Organizado pelo Padre Michel Freitas de Souza, o evento é um convite a todos os artistas da Diocese – que abrange Petrópolis, Teresópolis, São José do Vale do Rio Preto, Areal, Magé, Guapimirim e ainda as paróquias de Sebollas (Paraíba do Sul) e Bemposta (Três Rios) – para viverem um momento de fé, gratidão e louvor por meio das diversas linguagens artísticas inspiradas pelo amor de Deus.

O encontro será um momento de reflexão, expressão e partilha, celebrando todas as formas de arte — música, dança, teatro, poesia, pintura e outras manifestações — que refletem a inspiração divina e enriquecem a identidade cultural das comunidades de fé. Em tempos em que a arte muitas vezes é desvalorizada, a Diocese reafirma sua importância como ponte entre o humano e o eterno.

Serviço:
Data: 1º de novembro
Horário: 17h
Local: Catedral Jubilar São Pedro de Alcântara — Petrópolis (RJ)
Presença: Dom Joel Portella Amado, bispo diocesano
Aberto a: todas as expressões artísticas da Diocese de Petrópolis

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *