O programa “Família dos Devotos” apresenta, nesta quarta-feira (22/10), às 10h, o especial “Peregrinos da Fé: vivendo o Ano da Esperança”, uma produção da TV Aparecida que acompanha a peregrinação feita pela equipe da Emissora pela Rota da Luz, trajeto que liga Mogi das Cruzes (SP) ao Santuário Nacional de Aparecida.
Entre 4 e 10 de outubro, a repórter Micheli Ferreira e a produtora Bárbara Amaral, junto à equipe da emissora, percorreram os 201 quilômetros da rota. E neste longo trajeto, Micheli destaca:
“O que mais me marcou no caminho foi o abraço que ganhamos da Dona Zeni. Uma senhora que fica na porteira da casa de sua sobrinha recebendo os peregrinos de Nossa Senhora. Ela ficou muito feliz e emocionada em nos ver, foi o abraço de conforto que precisávamos para seguir a nossa Rota!”
Já para Bárbara, o mais marcante para ela foram os testemunhos de cada peregrino com quem conversou, destacando o de Zuleide:
“Ela estava em tratamento contra o câncer e, ainda assim, era uma das pessoas mais positivas e cuidadosas do caminho. Foi ela quem fez curativo nas minhas bolhas para que eu pudesse continuar a caminhada sem sentir dor.”
Foram sete dias enfrentando os desafios da caminhada e vivendo intensamente a experiência da fé. Neste contexto, Micheli relata:
“Apesar do corpo cansado, o momento mais desafiador é trabalhar o nosso mental e espiritual. A rota é linda, encontramos testemunhos que nos transformam, mas se não estivermos com um propósito bem estabelecido, muitas vezes pensamos em desistir, em abandonar o caminho. É aí que entra a nossa fé! Em Deus buscamos as nossas forças, sejam as do corpo ou as do espírito!”
Já Bárbara Amaral diz que:
“O momento mais desafiador foi o terceiro dia, pois eu estava com muitas bolhas nos pés. Acordei desesperada, com muito medo de não conseguir completar a caminhada, já que naquele dia percorreríamos 38 km, que era o trecho mais cansativo de todos. Ajoelhei-me aos pés da cama e implorei a Nossa Senhora que me desse forças para não desistir. E, graças a Ela, consegui completar a peregrinação.”
A peregrinação foi realizada em sintonia com o Ano Jubilar da Esperança, tempo especial convocado pela Igreja para renovar a confiança e a fé em Deus. Nesta caminhada, cada passo se transformou em gesto de entrega, cada pausa em oração, e cada chegada em símbolo de perseverança. Isso expressa, na prática, o espírito do Jubileu e o convite à esperança que renova e fortalece. Diante disso, Micheli conta como essa experiência se conecta com o Ano da Esperança e o que ela representou para a sua fé:
“Peregrinar é ir de encontro à Esperança! Sempre teremos o propósito de chegar em algum lugar, e é aí que nossa esperança é restabelecida. O Ano Jubilar nos convida a fazer essa caminhada e, para mim, foi marcante viver esse convite da Igreja de forma tão especial e intensa pela TV Aparecida!”
E Bárbara complementa:
“Caminhar durante sete dias, enfrentando desafios e superações, foi também uma forma de renovar a fé e a confiança em Deus. Cada passo representava uma oração, um agradecimento, e um gesto de esperança. Sentimos que esse caminho nos aproximou ainda mais da Mãe Aparecida e nos fez compreender o verdadeiro sentido do Jubileu que é recomeçar com o coração cheio de fé, gratidão e esperança.”