As celebrações em Defesa da Vida, na Diocese de Petrópolis, neste mês de outubro, foram encerradas com a Caminhada Jubilar em Defesa da Vida, realizada em Petrópolis. As atividades tiveram início no dia 1º de outubro, com o Terço pela Vida, na Igreja Matriz Auxiliar Nossa Senhora da Piedade, aproveitando a visita das relíquias de São Vicente de Paulo, abrindo assim a Semana Nacional da Vida na Diocese.
Rogerio Tosta / Ascom Diocese de Petrópolis
A programação continuou no dia 8 de outubro, Dia do Nascituro, com a realização de uma Mesa Redonda, no Seminário Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino. Os eventos neste dia tiveram início com a Santa Missa, presidida pelo Padre Leonardo Tassinari, pároco de Nossa Senhora da Piedade em Magé e membro da Comissão Diocesana em Defesa da Vida.

A missa presidida pelo Padre Leonardo foi concelebrada pelo presidente da Comissão Diocesana em Defesa da Vida, Padre Flávio Wender Meireles Paladino, pelo reitor e vice-reitor do Seminário, Padre Luiz Henrique Veridiano e Padre Tiago José, e pelo pároco de Nossa Senhora do Rosário, Padre Luis Mello. A missa foi assistida pelos diáconos Yuri Araújo de Oliveira e Ronald Cankin Ma Lam.

O evento teve como um de seus objetivos, além do tema da defesa da vida, apresentar um painel e exposição sobre Monsenhor Ney de Sá Earp, carinhosamente conhecido como o Apóstolo da Vida. A mesa redonda foi composta pelo Padre Flávio Wender, Zezé Luz, fundadora e presidente da Rede Colaborativa Brasil, e Elizabeth Brandão, grande expoente do movimento pró-vida em nossa Diocese.

Reunindo autoridades em defesa da vida, no sábado, dia 11 de outubro, aconteceu o Jubileu da Vida, realizado na Igreja Jubilar Santa Teresa, em Teresópolis, com a presença do bispo auxiliar emérito da Arquidiocese do Rio, Dom Antônio Augusto Dias Duarte, que refletiu sobre o tema “Maria Santíssima, Mãe da Esperança, a escolha e a defesa da vida.” Este simpósio contou ainda com a presença da especialista em Direitos Humanos, Lília Nunes dos Santos, e do conselheiro federal do CFM e titular pelo Estado do Rio de Janeiro, Raphael Câmara Medeiros Parente.
As atividades foram concluídas com a Caminhada Jubilar em Defesa da Vida, saindo da Igreja Nossa Senhora do Rosário e terminando na Catedral Jubilar São Pedro de Alcântara. O Padre Flávio Wender Meireles Paladino, presidente da Comissão, expressou profunda gratidão a todos que coordenaram a caminhada, em especial a Carla Vieira Sodré, por proporcionar um momento de reflexão e união em prol da vida humana.

Padre Flávio enfatizou a necessidade urgente de a Igreja, no Brasil e no mundo, rezar pela vida, que tem sido tão ofendida e atacada nos dias atuais. Ele agradeceu a presença do deputado estadual Márcio Gualberto, da doutora Lília Nunes, e de todas as autoridades civis e militares, destacando a participação ativa das comunidades diocesanas. “A você, que caminhou conosco nesta manhã, muito obrigado. Que Deus abençoe e recompense”, declarou o padre, reforçando que a causa em questão em defesa da vida transcende a política, sendo uma questão humana que envolve todos os homens e mulheres de bem.
Padre Flávio destacou a intercessão da Mãe Aparecida para conduzir os trabalhos da Diocese e da Comissão Diocesana de Defesa da Vida, sublinhando a importância das preces de todos os fiéis. “A todos, muito obrigado e que Deus abençoe”, concluiu, reforçando a missão contínua da Igreja na luta contra o aborto e todas as formas de tirar a vida.
