Caminhada Jubilar encerra atividades em Defesa da Vida no mês de outubro na Diocese de Petrópolis

As celebrações em Defesa da Vida, na Diocese de Petrópolis, neste mês de outubro, foram encerradas com a Caminhada Jubilar em Defesa da Vida, realizada em Petrópolis. As atividades tiveram início no dia 1º de outubro, com o Terço pela Vida, na Igreja Matriz Auxiliar Nossa Senhora da Piedade, aproveitando a visita das relíquias de São Vicente de Paulo, abrindo assim a Semana Nacional da Vida na Diocese.

Rogerio Tosta / Ascom Diocese de Petrópolis

A programação continuou no dia 8 de outubro, Dia do Nascituro, com a realização de uma Mesa Redonda, no Seminário Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino. Os eventos neste dia tiveram início com a Santa Missa, presidida pelo Padre Leonardo Tassinari, pároco de Nossa Senhora da Piedade em Magé e membro da Comissão Diocesana em Defesa da Vida.

Padre Luis Mello, diácono Ronald Cankin Ma Lam, Padre Leonardo Tassinari, diácono Yuri Araújo de Oliveira e o Padre Flávio Wender

A missa presidida pelo Padre Leonardo foi concelebrada pelo presidente da Comissão Diocesana em Defesa da Vida, Padre Flávio Wender Meireles Paladino, pelo reitor e vice-reitor do Seminário, Padre Luiz Henrique Veridiano e Padre Tiago José, e pelo pároco de Nossa Senhora do Rosário, Padre Luis Mello. A missa foi assistida pelos diáconos Yuri Araújo de Oliveira e Ronald Cankin Ma Lam.

A mesa redonda no Seminário Diocesano com uma exposição do trabalho do Monsenhor Ney Sá Earp, o Apóstolo da Vida

O evento teve como um de seus objetivos, além do tema da defesa da vida, apresentar um painel e exposição sobre Monsenhor Ney de Sá Earp, carinhosamente conhecido como o Apóstolo da Vida. A mesa redonda foi composta pelo Padre Flávio Wender, Zezé Luz, fundadora e presidente da Rede Colaborativa Brasil, e Elizabeth Brandão, grande expoente do movimento pró-vida em nossa Diocese.

 

O simpósio durante o Jubileu da Vida, realizado na Igreja Jubilar Santa Teresa em Teresópolis

Reunindo autoridades em defesa da vida, no sábado, dia 11 de outubro, aconteceu o Jubileu da Vida, realizado na Igreja Jubilar Santa Teresa, em Teresópolis, com a presença do bispo auxiliar emérito da Arquidiocese do Rio, Dom Antônio Augusto Dias Duarte, que refletiu sobre o tema “Maria Santíssima, Mãe da Esperança, a escolha e a defesa da vida.” Este simpósio contou ainda com a presença da especialista em Direitos Humanos, Lília Nunes dos Santos, e do conselheiro federal do CFM e titular pelo Estado do Rio de Janeiro, Raphael Câmara Medeiros Parente.

As atividades foram concluídas com a Caminhada Jubilar em Defesa da Vida, saindo da Igreja Nossa Senhora do Rosário e terminando na Catedral Jubilar São Pedro de Alcântara. O Padre Flávio Wender Meireles Paladino, presidente da Comissão, expressou profunda gratidão a todos que coordenaram a caminhada, em especial a Carla Vieira Sodré, por proporcionar um momento de reflexão e união em prol da vida humana.

Caminhada Jubilar em Defesa da Vida realizada na festa de Nossa Senhora Aparecida em Petrópolis

Padre Flávio enfatizou a necessidade urgente de a Igreja, no Brasil e no mundo, rezar pela vida, que tem sido tão ofendida e atacada nos dias atuais. Ele agradeceu a presença do deputado estadual Márcio Gualberto, da doutora Lília Nunes, e de todas as autoridades civis e militares, destacando a participação ativa das comunidades diocesanas. “A você, que caminhou conosco nesta manhã, muito obrigado. Que Deus abençoe e recompense”, declarou o padre, reforçando que a causa em questão em defesa da vida transcende a política, sendo uma questão humana que envolve todos os homens e mulheres de bem.

Padre Flávio destacou a intercessão da Mãe Aparecida para conduzir os trabalhos da Diocese e da Comissão Diocesana de Defesa da Vida, sublinhando a importância das preces de todos os fiéis. “A todos, muito obrigado e que Deus abençoe”, concluiu, reforçando a missão contínua da Igreja na luta contra o aborto e todas as formas de tirar a vida.

 

O encerramento do Jubileu da Vida, com um momento de oração, na Igreja Jubilar Santa Teresa

Caminhada Jubilar da Esperança

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *