Foto de arquivo: O Congresso da Educação ano passado aconteceu também no Colégio Santa Isabel
Neste sábado, 27 de setembro, acontece o XIX Congresso da Pastoral da Educação da Diocese de Petrópolis, com o tema “Educar para a Esperança: construindo pontes”, a partir das 8h, no Colégio Vicentino Santa Isabel. Ao final do Congresso, acontece o Jubileu dos Educadores com uma caminhada do Colégio até a Catedral Jubilar São Pedro de Alcântara, em Petrópolis, onde acontecerá a missa com a presença dos profissionais de educação.
O tema do Congresso será apresentado pela professora Maria Beatriz Leal da Silva, da Paróquia Imaculada Conceição de Raiz da Serra, Magé, assessora da Comissão Episcopal para Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e membro da Comissão Diocesana de Liturgia e Patrimônio Cultural da Diocese. Também estarão presentes no Congresso o assessor para a Pastoral da Educação, Padre Pedro Paulo, o assessor para as Escolas Paroquiais, Padre João Leonardo João, e a secretária municipal de Educação de Petrópolis, professora Poliana Ferrarez.
O bispo diocesano, Dom Joel Portella Amado, devido a compromissos com o Regional Leste 1 da CNBB, não estará presente, deixando uma mensagem aos educadores. Em sua mensagem, ressalta toda a história da Diocese no campo da Educação e, referindo-se ao tema, afirma: “Bendigo a Deus pelo tema que foi escolhido, educar para a esperança, construindo pontes. De fato, o nosso tempo, com tantas transformações, é gerador de inseguranças e, consequentemente, de desesperanças. É por isso que, no espírito do jubileu, não há como deixar de abordar o tema da esperança, ainda mais construindo pontes”.
Este Congresso, além dos professores de Petrópolis e de cidades próximas, contará pela primeira vez com uma representação da rede municipal de educação do Município de Guapimirim, onde há quatro anos vem sendo desenvolvido o Projeto Virtudes. Em Petrópolis, o projeto já tem oito anos, desenvolvido nas Escolas Paroquiais da Diocese, conveniadas com a Prefeitura de Petrópolis, coordenado pela professora Cristiane Noel.
A professora Maria Nilva, coordenadora do Setor de Educação e da Pastoral da Educação da Diocese de Petrópolis, explicou que, em Petrópolis, o Projeto Virtudes, depois dos resultados positivos nas escolas paroquiais, começou a ser implantado em outras escolas da rede municipal de Petrópolis e escolas privadas do Município. “Ficamos felizes pelo reconhecimento da importância do projeto e sua aceitação em Petrópolis e em Guapimirim”, comentou a professora Maria Nilva.
Com relação ao Projeto Virtudes, desenvolvido na rede municipal de Educação de Guapimirim, o secretário de Educação, Ricardo de Oliveira Almeida, disse que o projeto passou a ser desenvolvido depois de perceberem os resultados positivos em outros locais. “Depois de conhecer o Projeto Virtudes, entendemos que somaria muito à nossa educação, somaria muito para os nossos alunos. Vimos exemplos de outros lugares onde o projeto tem funcionado, apresentando bons resultados, e por isso decidimos implantá-lo no município. Hoje, vemos que estávamos certos, porque funcionou e trouxe bons resultados para o nosso município. Vemos esses resultados junto aos nossos alunos”, afirmou o secretário de Guapimirim.