O Coordenador da Comissão de Bens Culturais da Diocese de Petrópolis, Padre Carlos Silva de Oliveira, e Padre Michel Freitas – membro da Comissão e Restaurador – participaram do “Seminário Cultural Católico no Brasil – Desafios e Alternativas de Financiamento”, realizado na quinta-feira, 28 de agosto, no Espaço Dom Luciano Mendes, na PUC do Rio de Janeiro.

O evento foi promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio da sua Comissão de Cultura e Educação, em parceria com a Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro e sua Cátedra Guido Schaffer, ao Ministério Público Federal e ao Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES).
O evento foi um espaço de diálogo para discutir caminhos que preservem a memória e fortaleçam a identidade cultural, e contou com grandes nomes para conversar sobre esse tema fundamental, que conecta memória, espiritualidade, cultura e a história da Igreja Católica no Brasil. Entre outros objetivos do Seminário, estava mostrar a viabilidade de aquisição de verbas junto às empresas para restauro e conservação.

O Seminário contou com a presença do grão-chanceler da PUC Rio, cardeal Orani Tempesta, e do bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers. Também participaram do encontro o presidente e o assessor da Comissão Episcopal para a Cultura e a Educação, Dom Gregório Paixão e o Padre Luciano da Silva Roberto.
Dom Gregório Paixão e o presidente do IPHAN, Leandro Grass, abordaram o Acordo de Cooperação Técnica (ACT), firmado entre a CNBB e o IPHAN. Trata-se da renovação de um acordo já firmado entre as partes no dia 16 de junho de 2021, com o objetivo de realizar ações conjuntas para a preservação e valorização do Patrimônio Cultural Material da Igreja Católica.
Com informações CNBB – https://www.cnbb.org.br/