Discurso do Papa Leão XIV aos membros das escolas de evangelização de Santo Andrés

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
A paz esteja com você.
Queridos irmãos e irmãs,
bom dia e bem-vindos!

Viestes a Roma, neste Ano jubilar, provenientes de vários países, como peregrinos de esperança. Dou-vos as boas-vindas. Saúdo Sua Eminência, o Cardeal Gérald Cyprien Lacroix, o Arcebispo do Quebeque, D. José Prado Flores, e também a sua família, e todos vós, membros das Escolas de Evangelização de Santo André, aqui presentes.

Como sabeis, celebra-se hoje, na Igreja universal, a memória litúrgica do martírio de São João Baptista. A sua figura pode ajudar-nos muito a reflectir sobre a missão dos evangelizadores de hoje, na Igreja e no mundo de hoje. No prólogo do Evangelho de São João afirma-se que «o Verbo fez-se carne e habitou entre nós» (Jo 1, 14), e depois indica-se que João, o Baptista, dá testemunho d’Ele (cf. 1, 15). Se relermos atentamente os primeiros capítulos do quarto Evangelho, podemos descobrir qual é a chave de toda a escola de evangelização: testemunhar o que foi contemplado, o encontro que tivemos com o Deus da vida. É assim que o evangelista também nos diz em sua primeira carta: “O que vimos e ouvimos, também a vós anunciamos, para que também vós tenhais comunhão conosco. A nossa comunhão é com o Pai e com o seu Filho Jesus Cristo» (1 Jo 1, 3). Esta é a missão da Igreja, esta é a missão de cada cristão.

Queridos irmãos e irmãs, esta é a nossa vocação de baptizados, por isso devemos transmitir o que por nossa vez recebemos, para que todos nos tornemos um só em Cristo. Nestes dias de peregrinação, convido-vos de modo especial a contemplar a vida dos santos que, como São João Baptista, foram fiéis seguidores de Jesus Cristo, manifestando-o com palavras e boas obras.

Agradeço-vos o trabalho fecundo que realizais em favor da evangelização, através de vários meios, e encorajo-vos a continuar a caminhar com renovada esperança. Deus vos abençoe e Nossa Senhora de Guadalupe vos proteja sempre na vossa missão. Boa caminhada!

______________________________________________________

L’Osservatore Romano, Edição diária, Ano CLXV nº 198, sexta-feira, 29 de agosto de 2025, p. 2.

Copyright © Dicastério para a Comunicação – Libreria Editrice Vaticana

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *