Celebração do Jubileu das Famílias: Um encontro de esperança e renovação reúne cerca de duas mil pessoas

No dia 17 de agosto, a Diocese de Petrópolis reuniu cerca de dois mil fiéis para celebrar o Jubileu das Famílias, um evento marcado por momentos de oração, formação e comunhão no Santuário Jubilar Bom Jesus de Matosinhos. A celebração, que uniu famílias de toda a diocese, destacou não apenas a importância da unidade familiar, mas também a verdadeira fonte de esperança: Jesus Cristo.

Texto e fotos: Rogerio Tosta / Ascom Diocese de Petrópolis
Dom Joel, ao lado do Padre Carlos Luna, visitou a tendas crianças, rezando com elas

Durante o encontro, adultos e crianças participaram de diversas atividades, incluindo uma palestra com Isaías Carneiro e momentos de adoração ao Santíssimo Sacramento. As crianças, guiadas pela Comunidade Abraço de Pai, desfrutaram de atividades de recreação e oração, enquanto os jovens participaram de momentos de louvor e formação com a Comunidade Colo de Deus. A adoração foi conduzida por diáconos permanentes, assistidos por coroinhas e seminaristas, proporcionando uma experiência espiritualmente enriquecedora para todos os presentes.

O ponto alto do Jubileu das Famílias foi a missa solene, presidida por Dom Joel Portella Amado, bispo diocesano, concelebrada por diversos sacerdotes diocesanos. Esta celebração também coincidiu com a Solenidade da Assunção da Bem-aventurada Virgem Maria, destacando o compromisso com o ministério e o serviço ao próximo, como fez Maria ao dizer sim a Deus e servir Santa Isabel.

Dom Joel enfatizou a importância de cultivar a verdadeira esperança que somente Cristo pode oferecer e a necessidade de perseverar na fé, recordando aos fiéis que Jesus venceu a morte. Em uma bela mensagem de encorajamento, o bispo expressou seu desejo de realizar um novo encontro das famílias da Diocese de Petrópolis em 2026, fortalecendo ainda mais os laços de fé e comunidade entre os fiéis.

No final da celebração, Dom Joel conduziu a oração jubilar, dentro do rito da celebração do Jubileu da Esperança

O Jubileu da Esperança, portanto, não foi apenas uma celebração, mas um testemunho vivo do poder da fé e da importância da família como núcleo fundamental da sociedade cristã, inspirando todos a seguir os passos da Virgem Maria, servindo e amando o próximo.

Padre José Carlos da Cruz Luna, Administrador Paroquial de Santa Clara e coordenador do Jubileu das Famílias, junto com alguns casais da Diocese, expressou sua profunda alegria e gratidão: “Só posso expressar a alegria e a gratidão a Deus por poder, aqui no Santuário, reunir todas as famílias da nossa diocese. É uma grande graça que estamos vivendo”, afirmou. Ele destacou a importância de louvar e bendizer a Deus por esse momento único, onde as famílias, unidas, demonstram sua fé e agradecimento.

As famílias reunidas durante o momento mariano em frente a imagem de Nossa Senhora Aparecida nas escadarias do Santuário

Com total dedicação, a equipe do Santuário Jubilar Bom Jesus de Matosinhos promoveu um grande acolhimento de todas as pessoas durante o Jubileu das Famílias. Padre Márcio Antônio Damasceno, reitor do Seminário, agradeceu todo o trabalho realizado pela equipe e por ver tantas famílias reunidas para rezar. “Foi um dia muito intenso, repleto de oração, palestras, reflexão e adoração, com um foco especial na confissão. Muitas pessoas vieram até aqui buscando também a minha confissão.”

Padre Márcio destacou que “a família é a base de tudo”. Ele mencionou como o jubileu serviu como um despertar para Deus, lembrando aos fiéis que “pertencemos ao Céu”. Ele acrescentou: “Não somos chamados a participar por apenas um dia dessa glória, sobretudo durante esta festa da Assunção de Nossa Senhora aos Céus.”

Famílias se fortalecem na fé durante o Jubileu da Esperança

O casal Luiz Carlos Pio e Dulcinéa Vieira de Araujo Pio da Paróquia São José de Itaipava, para eles o Jubileu proporcionou o encontro com outras famílias

Entre os participantes do Jubileu, o casal Luiz Carlos Pio e Dulcinéa Vieira de Araujo Pio, da Paróquia São José de Itaipava, compartilhou suas experiências e reflexões sobre o evento: “A participação no Jubileu das Famílias é uma grande maravilha. É uma forma de nos reunirmos e continuarmos rezando pela nossa família”, afirmaram. Eles destacaram a importância das bênçãos de Deus e de Nossa Senhora, ressaltando que “somente a intercessão de Maria junto a Jesus pode nos ajudar a vencer essas batalhas.”

O casal reforçou a significância da família na sociedade atual. “Infelizmente, o mundo deseja apresentar aos nossos filhos e jovens uma maneira de viver que não condiz com aquilo que nós, cristãos, recebemos e aprendemos na doutrina”, comentou Luiz Carlos. “Por isso, é essencial ter esses momentos, para que nos fortaleçam cada vez mais na criação e no crescimento dos nossos filhos junto à Igreja”, completou.

Dona Vera Lúcia da Silva de Oliveira, ao lado do esposo José Antônio de Oliveira, falou das bençãos que tem recebido

Dona Vera Lúcia da Silva de Oliveira, ao lado do esposo José Antônio de Oliveira, são da Paróquia São Sebastião de Piabetá, expressou sua gratidão pelos momentos vividos. “Para mim, está sendo uma honra muito grande, uma verdadeira bênção participar deste jubileu,” declarou Dona Vera Lúcia. Ela destacou a importância do evento, que reuniu diversas famílias em um tempo em que, segundo ela, esta união se torna cada vez mais rara. “Não tenho nem palavras. É muito importante reunir-se com todas as famílias. Hoje em dia, está muito difícil as famílias se reunirem.”

Dona Vera Lúcia também compartilhou um testemunho pessoal sobre as graças recebidas. “Pedi muitas graças a Deus para que Ele me concedesse, pois eu tinha apenas um neto. Mas Deus foi tão bom, tão generoso, que me deu logo dois de uma vez. Portanto, são muitas graças; é só gratidão,” afirmou emocionada.

Guilherme Zanatta falou sobre a beleza de ver famílias das várias regiões da Diocese reunidas no Santuário de Matosinhos

Guilherme Zanatta, que participou do Jubileu, destacou a importância deste momento para as famílias da diocese. “A importância deste jubileu para as famílias da nossa Diocese de Petrópolis é inestimável, pois reúne todas as famílias em um só local para que possamos rezar juntos. A família é o início de tudo, e esse momento maravilhoso reflete isso”, afirmou Zanatta.

O evento contou com a presença de fiéis de diversas localidades, como Petrópolis, Areal, Teresópolis, Guapimirim, São José do Vale do Rio Preto, Magé e ainda as paróquias de Bemposta e Inconfidência. Zanatta ressaltou o caráter integrador do encontro. “Este é verdadeiramente um encontro das várias pastorais que trabalham com a família. Contamos com a presença do bispo diocesano e dos padres”, acrescentou.

Jubileu da Esperança: A celebração da família e da fé na Diocese de Petrópolis

A celebração, que marcou o encerramento do Jubileu das Famílias, foi presidida por Dom Joel Portella Amado, bispo da Diocese de Petrópolis. Em suas palavras, ele enfatizou a importância da família como núcleo essencial de fé e esperança, destacando a verdadeira essência da esperança cristã, centrada em Jesus Cristo.

Dom Joel enfatizou a importância de cultivar a verdadeira esperança que somente Cristo pode oferecer e a necessidade de perseverar na fé, recordando aos fiéis que Jesus venceu a morte

“Se Cristo venceu a morte, os dragões da nossa vida, sejam eles quais forem, não prevalecerão”, afirmou. Ao lembrar que Jesus nos oferece a vitória sobre todas as dificuldades, o bispo encorajou os fiéis a manterem sua fé inabalável, mesmo diante dos desafios diários.

Em um gesto de proximidade pastoral, Dom Joel exaltou o exemplo de Maria, que, ao dizer “sim” a Deus, dedicou-se ao próximo com amor e serviço, lembrando que o evangelho da Solenidade da Assunção da Bem-aventurada Virgem Maria é da visitação. “Maria nos ensina que a verdadeira caridade é colocar-se a serviço do outro”, disse ele.

Dom Joel, na visita a tenda dos adolescentes e jovens, os incentivou a darem testemunho de amor a Cristo

O evento também foi uma oportunidade para refletir sobre a união e a renovação espiritual das famílias. Dom Joel expressou desejo de continuar fortalecendo essa conexão espiritual com a realização de mais um encontro das famílias da Diocese de Petrópolis em 2026. Ele reiterou que momentos como esses são fundamentais para reforçar os laços familiares e a fé comunitária.

A celebração no Santuário Jubilar Bom Jesus de Matosinhos foi um marco de alegria e esperança para toda a diocese, representando um passo significativo na jornada de fé das famílias. O Jubileu da Esperança não apenas celebrou a união, mas também renovou a determinação dos fiéis em cultivar a esperança que move corações e transforma vidas.

Dom Joel concluiu com uma mensagem de esperança, lembrando a todos que, assim como Maria, devem caminhar com fé e alegremente em direção ao futuro. Que essa celebração seja um farol de inspiração para todos na missão de viver a fé com renovado vigor.

Padre Carlos Luna e Padre Márcio Damasceno destacam a importância da família durante o Jubileu das Famílias

Com o coração alegre, Padre Carlos Luna reafirmou a importância da família contra as afirmações de que ela está acabando

Ao agradecer a cada pessoa que se doou para a realização do Jubileu das Famílias, citou os casais Paulo e Carla e Adilson e Fabiana. Padre José Carlos da Cruz Luna ressaltou que o Jubileu das Famílias foi um desejo do bispo diocesano. Ele agradeceu ao Padre Márcio Damasceno pelo seu trabalho e de toda a equipe do Santuário, frisando que “como fomos bem acolhidos, que Deus o recompense em sua missão”.

O Padre José Carlos da Cruz Luna enfatizou ainda o valor da família como instituição sagrada e desafiou a ideia de que a família está em declínio: “Veja a multidão, veja quantas famílias, quantas pessoas aqui reunidas para defender o contrário do que se prega. A família não é uma instituição falida, claro que não”, declarou energicamente.

Citando o Evangelho, Padre José Carlos ressaltou que “a Virgem e a mulher vencem o dragão”, fazendo uma comparação com a força das famílias reunidas, que também enfrentam desafios e os superam com Deus como centro: “A família está demonstrando aqui que é possível vencer o dragão, sim. Porque Deus é o centro, é o apoio, é a rocha sobre a qual apoiamos nossa vida familiar, que é obra do seu infinito amor por nós.”

Padre Marcio agradeceu a presença das famílias e enfatizou que o Santuário está aberto a todos que desejam ter um momento de oração com o Bom Jesus

Padre Márcio Damasceno expressou gratidão ao afirmar: “Queremos elevar nosso pensamento e olhar para o Céu, agradecendo a Deus por este Jubileu das Famílias. Aqui experimentamos o poder de Deus manifestado na vida do casal, da família, das crianças e jovens.”

Ele concluiu celebrando a presença das famílias: “Estou muito feliz com a presença das famílias aqui no Santuário, especialmente pelos momentos em que pude acompanhar as pessoas e famílias felizes. Vamos viver essa família, que Deus nos pede para realmente sermos missionários e estarmos a serviço da nossa família, ajudando a construir um lar mais feliz.”

Álbum de Fotos: Jubileu das Famílias no Santuário Bom Jesus de Matosinhos

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

Uma resposta

  1. Bom foi uma grande bênção participar desse momento de unidade do setor da família da nossa Diocese. Deus seja louvado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *