Reitor e vice-reitor do Seminário Diocesano participam de encontro nacional da OSIB

Os padres Luiz Henrique e Tiago José, respectivamente reitor e vice-reitor do Seminário e Educandário Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino, estão participando do Encontro Nacional de Atualização para Formadores, promovido pela Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB).

Formadores do Regional leste 1 com Dom Dom Célio da Silveira Calixto Filho, bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro

O encontro acontece até o dia 19 de julho, em Belo Horizonte (MG), com a participação de aproximadamente 200 formadores de 120 dioceses ligadas a 17 regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O encontro tem como objetivo principal refletir sobre o processo formativo dos futuros presbíteros à luz do Documento 110 da CNBB, que trata das Diretrizes para a Formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil.

Padre Tiago e Padre Luis Henrique com o presidente nacional da OSIB, Padre Vagner

O assessor do encontro é o Padre Fábio de Freitas Guimarães, que conduz os participantes na releitura crítica e propositiva do documento por meio do tema: “O Itinerário Formativo no Documento 110: avaliações e propostas”. O texto, aprovado “ad experimentum” pela CNBB, está passando por um processo de escuta e revisão, em diálogo com a Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada (CMOVIC), presidida por Dom Ângelo Ademir Mezzari.

Durante as exposições e trabalhos em grupo, os participantes têm a oportunidade de revisitar cada etapa do itinerário formativo — humano, espiritual, intelectual e pastoral — identificando aspectos que podem ser aprimorados ou melhor esclarecidos no documento.

O processo de revisão das Diretrizes acontece em espírito sinodal, com escuta ativa dos que vivem cotidianamente a missão de formar novos presbíteros. A expectativa é que as contribuições levantadas durante o encontro da OSIB subsidiem os próximos passos da CNBB na reelaboração do Documento 110, promovendo uma formação cada vez mais integral e em sintonia com as exigências pastorais da Igreja no Brasil.

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *