Dom Joel reforça papel das pastorais sociais em encontro do Regional Leste 1 da CNBB

Evento realizado na Diocese de Petrópolis reuniu mais de 200 participantes e destacou a missão e espiritualidade das pastorais sociais diante dos desafios contemporâneos.

Com o tema “Missão e Espiritualidade das Pastorais Sociais”, a Diocese de Petrópolis sediou, no último dia 26 de abril, o encontro regional das pastorais sociais do Regional Leste 1 da CNBB. O evento reuniu mais de 200 participantes e contou com a presença do bispo diocesano, Dom Joel Portella Amado.

Em sua fala de abertura, Dom Joel destacou a importância simbólica do local escolhido para o encontro: a Paróquia Santo Antônio, no Alto da Serra, que foi um dos principais pontos de acolhimento das vítimas da tragédia de 2022 em Petrópolis. “É muito significativo que estejamos aqui, onde houve generosidade e solidariedade. Muitos dos seminaristas e diáconos presentes hoje também estavam aqui em 2022 ajudando a população”, afirmou.

O encontro também contou com a presença do bispo de Itaguaí, Dom Paulo Celso, responsável pela Pastoral da Saúde no Regional Leste 1, do Padre Alexander de Brito Silva, Coordenador Diocesano de Petrópolis de Pastoral e do Secretário Executivo do Regional Leste 1, Padre Jovane da Rosa Carmo. O coordenador regional das Pastorais Sociais, Tobias Tomines foi um dos conferencistas e reforçou a centralidade da Bíblia na ação pastoral, afirmando que “a pastoral que não lê a Sagrada Escritura é tudo, menos pastoral da Igreja”.

Dom Joel, ao abordar o tema do encontro, ressaltou que toda pastoral deve ter como referência o seguimento de Jesus Cristo, o Bom Pastor. “Seguir Cristo exige mais do que palavras. Exige vida doada. Fé sem obras é morta, e obras sem fé também são mortas”, alertou o bispo.

Durante sua fala, Dom Joel também enfatizou que a ação evangelizadora deve ser contínua e envolver todos os batizados. Segundo ele, a missão das pastorais sociais é lidar com as situações humanas mais sofridas, enfrentando causas diretas e indiretas da vulnerabilidade social e promovendo a construção de uma sociedade mais justa e fraterna.

O bispo finalizou sua participação citando o Papa Francisco, no documento Fratelli Tutti, referindo-se aos agentes das pastorais como “poetas sociais”, que promovem pequenas e grandes ações transformadoras interligadas de forma criativa.

A reprodução das notícias e fotos é autorizada desde que contenha a assinatura: Ascom/Diocese de Petrópolis

Para mais informações ascom@diocesepetropolis.com.br

Contato

Telefone - 55 24 98855 6491
Email: ascom@diocesepetropolis.org.br
Endereço: R. Monsenhor Bacelar, 590 - Valparaíso, Petrópolis – RJ