1º dia Visita Pastoral: Dom Joel visita o Lar Nossa Senhora das Graças

A comunidade do Lar Nossa Senhora das Graças, em Corrêas, ficou feliz com a visita de Dom Joel Portella Amado, bispo diocesano, na quinta-feira, dia 27 de março, dentro da Visita Pastoral ao Decanato Nossa Senhora do Amor Divino. Para os profissionais e diretores do Lar, a visita do bispo diocesano foi muito importante, e todos manifestaram alegria pelo encontro.

Acompanhado do Padre Rodrigo Alberti, decano do Decanato, o bispo diocesano teve a oportunidade de conhecer o Lar e os trabalhos realizados com as crianças acolhidas. Ao mesmo tempo em que manifestou sua alegria pelo encontro com as pessoas que trabalham no Lar e com as crianças, ele também demonstrou preocupação com o futuro dessas crianças.

O Lar de Crianças Nossa Senhora das Graças é uma Organização da Sociedade Civil – OSC de Acolhimento Institucional, fundada em 1957, que possui capacidade para acolher, em regime integral, até 40 crianças de ambos os sexos, na faixa etária de 0 a 12 anos. Essas crianças são encaminhadas pelo Juizado da Infância, da Juventude e do Idoso da Comarca de Petrópolis e/ou pelo Conselho Tutelar, após terem sido retiradas da guarda de seus pais ou responsáveis por se encontrarem em situação de risco, vulnerabilidade social e/ou violação de direitos. Em casos excepcionais, o Lar também acolhe adolescentes.

Fundado em 16 de abril de 1957 pela enfermeira Lea Pereira Viana, o Lar de Crianças Nossa Senhora das Graças iniciou suas atividades como Sanatório Infantil. Porém, com o passar dos anos e com a descoberta de uma medicação específica a partir da década de 1940, houve uma queda acentuada nos índices de mortalidade pela doença. A comprovação da eficácia desses medicamentos na cura da tuberculose, nas décadas de 1950 e 1960, fez com que o tratamento se tornasse primordialmente ambulatorial, tornando desnecessária, na maioria dos casos, a internação do paciente. Como consequência, nas décadas seguintes, os sanatórios foram, paulatinamente, sendo desativados.

Foi então que a instituição se transformou na Creche Nossa Senhora Mãe do Mundo e, devido ao abandono de algumas crianças no local, logo se tornou um orfanato.

Com a promulgação do ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente (1990) – e as diversas modificações na legislação, crianças e adolescentes, meninos e meninas, passaram a permanecer sob a tutela do Estado. O acolhimento institucional passou a ser uma medida provisória de proteção para os afastados do convívio familiar, até que seja viabilizado o retorno à família de origem ou, na sua impossibilidade, o encaminhamento para família substituta.

Após o acolhimento, a representante legal do Lar passa a ser equiparada à guardiã para todos os efeitos de direito (Lei 8.069, art. 92, parágrafo único) – Estatuto da Criança e do Adolescente.

Atualmente, o Lar é a única instituição acolhedora que atende a todo o município e, no período da atual administração (22 anos), mais de 400 crianças passaram pela instituição.

O Lar também possui uma equipe interdisciplinar, que, juntamente com a equipe do Juizado da Infância, Juventude e do Idoso da Comarca de Petrópolis, vem buscando a reinserção social e a reintegração das crianças ao seio familiar, seja biológico, ampliado ou adotivo.

As crianças em idade escolar são matriculadas em escolas da rede pública do bairro ou adjacências. Simultaneamente às atividades institucionais de acolhimento, atendimento psicossocial e médico, também são desenvolvidos no Lar de Crianças projetos pedagógicos de reforço escolar (para crianças com idade inferior ou igual a 5 anos), atividades recreativas (a partir dos 4 anos), atividades esportivas e um programa de alimentação saudável.

Através da ajuda recebida, o Lar pode viabilizar projetos voltados ao acolhimento, promoção da saúde física e mental, e ao desenvolvimento de habilidades de seus assistidos: Projeto SuperAçãoProjeto Reforço EscolarProjeto Prevenir é Proteger e Grupo Alegria no Orfanato.

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

Envie um comentário ou uma sugestão: