Nota de falecimento: Morre na Itália Padre Lino, ex-pároco de Santo Antônio no Alto da Serra

Registro de uma visita do Pdre Lino na Paróquia Santo Antônio, Alto da Serra

É com pesar que informamos o falecimento do Padre Lino Bottin, aos 89 anos, ex-pároco da Paróquia Santo Antônio, Alto da Serra, em Petrópolis, entre as décadas de 1970 e 1980. Padre Lino faleceu na noite de ontem, 30 de dezembro de 2024, na Ópera da Província de S. Antonio, onde residia, na Itália, Diocese de Pádua. O sepultamento está marcado para o dia 4 de janeiro, às 9h30, em Carrara San Giorgio, com missa presidida por Dom Claudio, bispo de Pádua.

Padre Lino foi um dos padres italianos missionários da Diocese de Pádua que vieram exercer seu ministério sacerdotal na Diocese de Petrópolis, juntamente com outros sacerdotes, entre eles, Padre Francisco Montemezzo, Padre Rino e Padre Jorge Fachinni. Nascido em 14 de setembro de 1935, na Itália, Padre Lino foi ordenado presbítero em 10 de julho de 1960.

O bispo de Petrópolis, Dom Joel Portella Amado, manifestou seus sentimentos à Diocese de Pádua e à família do Padre Lino, recordando o ministério pastoral e missionário realizado no Brasil, especialmente na diocese de Petrópolis, entre as décadas de 1960 e 1980. O atual pároco do Alto da Serra, Padre Alexander de Brito Silva, também manifestou seus sentimentos, afirmando que a paróquia está unida em oração com a Diocese de Pádua e os familiares de Padre Lino.

Em 1969, iniciou sua missão no Brasil, sendo um dos primeiros missionários fidei donum enviados pela Diocese de Pádua à Baixada Fluminense, que neste período pertencia à Diocese de Petrópolis. Atuou como pároco da Paróquia São Sebastião, em Gramacho, assumindo-a em um momento desafiador. Juntamente com os confrades Padres Giuseppe Marivo e Luciano Ferrari, revitalizou a paróquia, reabrindo em 1971 a Igreja Sagrado Coração de Jesus, na Rua Boa Sorte, fechada desde 1967.

No dia 12 de agosto de 1972, Padre Lino Bottin foi empossado como vigário da Paróquia Santo Antônio, Alto da Serra. Teve como coadjutor o Padre Luciano Ferrari, ambos da Diocese de Pádua (Itália). Padre Lino, jovem dinâmico, conquistou de imediato a confiança e a estima dos paroquianos e de todo o povo do Alto da Serra.

Os feitos de Padre Lino a favor do crescimento espiritual e também material das comunidades são incontáveis. Ardoroso e comunicativo, envolvia o maior número de pessoas nas atividades quer apostólicas, quer sociais. Batalhador incansável, incentivou as quatro comunidades: Santo Antônio, Nossa Senhora da Glória, São Cristóvão e Sagrada Família, a instalarem também o curso ginasial para os alunos continuarem seus estudos. Isto uniu ainda mais as comunidades, dando testemunho de verdadeira fraternidade cristã para o povo, que por sua vez também se mobilizou para essa causa tão justa e benéfica à população jovem.

Padre Lino levou adiante as obras na Comunidade Sagrada Família, iniciadas pelo Padre Orazio. No início da década de 1980, deixou a Diocese de Petrópolis e retornou à Baixada Fluminense, mas agora na recém-criada Diocese de Duque de Caxias, onde atuou em algumas paróquias. Seu trabalho pastoral foi marcado pelo compromisso, pela seriedade e pelo cuidado com as comunidades. Também exerceu a função de ecônomo da Diocese de Duque de Caxias, deixando um legado de serviço dedicado e amor pela Igreja.

Após seu retorno definitivo à Diocese de Pádua, Padre Lino voltou algumas vezes ao Brasil e procurava visitar as paróquias por onde passou, principalmente a Paróquia Santo Antônio, Alto da Serra, onde se reunia com seu conterrâneo, Padre Francisco Montemezzo.

A reprodução das notícias e fotos é autorizada desde que contenha a assinatura: Ascom/Diocese de Petrópolis

Para mais informações ascom@diocesepetropolis.com.br

Contato

Telefone - 55 24 98855 6491
Email: ascom@diocesepetropolis.org.br
Endereço: R. Monsenhor Bacelar, 590 - Valparaíso, Petrópolis – RJ