Dissemos anteriormente que a ética, segundo Aristóteles, é uma ciência prática que não apenas busca entender a vida moral, mas também dirigi-la. A ética estuda a pessoa humana e os princípios de suas ações, que podem ser virtudes ou vícios. Assim, a ética é tanto uma experiência universal quanto uma disciplina filosófica estudada por poucos. Trata-se de uma reflexão profunda sobre como devemos viver e agir, guiada por princípios racionais e universais que transcendem culturas e épocas.
A ética, como ciência do ethos, trata do modo de ser ou agir do homem a partir de uma perspectiva de totalidade. Estuda a conduta humana e a forma como o indivíduo conduz sua vida. Essa reflexão abrange tanto o comportamento individual quanto as normas e costumes sociais que influenciam as ações humanas.
A palavra ethos tem raízes no grego e foi amplamente discutida por Aristóteles e Santo Tomás de Aquino. Para Aristóteles, o ethos é a transcrição da physis na práxis, ou seja, na ação humana. A physis (natura em latim, natureza, em português) tende ao bem, e essa tendência também está presente no ethos. A transformação da physis em ethos pela ação humana representa a capacidade do homem de moldar sua natureza e o mundo ao seu redor segundo certos princípios morais.
Aristóteles distinguia virtudes éticas e dianoéticas. As virtudes éticas dizem respeito à inclinação natural do homem e sua transformação em hábitos virtuosos. Essas virtudes são essenciais para a conduta ética e a formação do caráter. Segundo Aristóteles, as virtudes éticas resultam da prática habitual de ações boas, que moldam o caráter e conduzem a uma vida virtuosa.
Heidegger sugere que a ética é uma reflexão sobre a “morada” do homem no ser, indicando uma conexão profunda entre ética e ontologia. Essa perspectiva amplia o entendimento da ética, considerando-a não apenas como um conjunto de normas morais, mas como uma reflexão sobre o modo de ser do homem no mundo e sua relação com a verdade do ser.
A ética é uma ciência prática que considera as ações humanas em relação ao ethos. Estuda as virtudes e vícios, buscando dirigir a vida moral para o bem. Assim, a ética é uma disciplina que não apenas descreve, mas orienta o comportamento humano. Ela combina a universalidade da experiência moral com a particularidade dos costumes e normas sociais, refletindo a complexidade da condição humana e a busca por uma vida virtuosa.