Na noite de 14 de novembro, o Santuário Mariano Diocesano foi palco de uma missa especial para comemorar o terceiro aniversário da Coroação Pontifícia da Imagem de Nossa Senhora do Amor Divino. A cerimônia foi presidida por Dom Joel Portella Amado, que destacou a importância dessa celebração, lembrando que a coroação foi um presente do Papa Francisco para a Diocese de Petrópolis. “Este é um momento de expressar nossa gratidão a Deus pela história deste santuário e também ao Santo Padre, que há três anos nos presenteou com esta coroação, reconhecendo este local como um símbolo de devoção e carinho à Virgem Maria”, afirmou o bispo diocesano.
Texto e Fotos: Rogerio Tosta / Ascom Diocese de Petrópolis
O pároco e reitor do Santuário, Padre Rodrigo Alberti, rememorou o dia 14 de novembro de 2021. Naquela data, a imagem de Nossa Senhora do Amor Divino foi coroada com direito pontifício, por meio da Bula Papal, pelas mãos do então bispo diocesano, hoje arcebispo de Fortaleza, Dom Gregório Paixão, OSB. Ele também mencionou Dom Filippo Santoro, arcebispo emérito de Taranto, Itália, que, quando bispo da Diocese, fundou o Santuário Mariano Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino.
Padre Rodrigo expressou sua gratidão pela presença de todos, destacando a participação dos fiéis que estiveram na solenidade de coroação em 2021 e como aquele momento foi significativo para toda a Diocese. “Foi um evento maravilhoso, com grande envolvimento das paróquias que realizaram o tríduo preparatório para a coroação. No dia 14, quem esteve no santuário vivenciou um dia especial, principalmente quando, em silêncio, toda a igreja testemunhou a coroação pelas mãos do bispo diocesano”, comentou, expressando sua alegria.
Ao relembrar a história da devoção a Nossa Senhora do Amor Divino, Dom Joel mencionou Dom Manoel Pedro da Cunha Cintra, primeiro bispo da Diocese, que atribuiu à Virgem Maria a graça de ter conseguido inaugurar o Seminário Diocesano. Ele destacou o carinho do Papa e o reconhecimento da igreja de que “nesta casa reside a devoção a Nossa Senhora. E ao falarmos de devoção, expressamos que temos a Virgem Maria no coração, na mente e nos lábios”.
O que é a coroação pontifícia de uma imagem mariana
A coroação pontifícia de uma imagem da Virgem Maria é um ato de veneração que expressa a importância de Maria na vida da Igreja e dos fiéis. Este rito reconhece a devoção mariana, que é uma prática profundamente enraizada na tradição católica. A coroação simboliza o reconhecimento de Maria como Rainha e Mãe, refletindo seu papel na salvação e na intercessão junto a Cristo.
O culto a Maria é descrito como um caminho que leva a Jesus, enfatizando que a Mãe não deve ser separada do Filho e que ela, como afirmou o Papa Francisco recentemente, sempre direciona os fiéis a seguir Cristo, como afirmou o bispo diocesano, durante a homilia na missa em ação de graças pelos três anos da coroação.
A veneração a Maria é vista como um meio de se aproximar de Cristo, e a coroação é uma manifestação desse amor e respeito. Além disso, a devoção mariana é considerada um aspecto importante da relação dos fiéis com Deus, promovendo a unidade na fé, na esperança e no amor.
A prática da coroação pontifícia é um testemunho da fé e da devoção dos cristãos, que buscam a intercessão de Maria em suas vidas. A imagem coroada torna-se um símbolo de proteção e guia espiritual para a comunidade que a venera, reforçando a presença de Maria como Mãe da Igreja e Mãe da de cada cristão que segue Jesus Cristo.
Visita e peregrinação ao Santuário Mariano Diocesano
O Santuário Mariano Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino está aberto para visitação e para os momentos de devoção com vários horários de missa, adoração ao Santíssimo, oração do Terço e para confissão.
Rua Vigário Corrêa, 195
Corrêas – Petrópolis/RJ
CEP: 25720-322
Informações: Secretaria do Santuário
(24) 2221-2684 | (24) 98855-6480 (WhatsApp)
santuarionsamordivino@diocespetropolis.org.br
Santa Missa na Matriz do Santuário:
Segunda-feira: 7h e 19h
Terça-feira: 7h, 12h15 e 19h
Quarta-feira:7h, 12h15 e 19h
Quinta-feira: 7h e 19h
Sexta-feira: 7h, 12h15 e 19h
Sábado: 7h e 19h30
Domingo: 7h, 9h, 11h e 18h30
Transmissão de Missas Online com Participação Presencial
Quinta-feira e Sexta-feira: 19h (com a Meditação do Santo Terço às 18h)
Sábado: 18h30 e Domingo 18h30
CONFISSÕES:
Terça-feira das 16h às 18h
Quarta-feira das 16h às 18h
Quinta-feira das 9h às 12h e das 15h às 18h
Sexta-feira das 16h às 18h
Sábado das 9h às 12h