Pesquisar
Close this search box.

Centro Educacional Terra Santa celebra 106 anos de fundação

Celebrando os 106 anos de fundação do Centro Educacional Terra Santa, foi celebrada uma missa, no início da tarde de ontem, presidida pelo presidente da instituição, Padre Lucas Thadeu da Silva. Após a missa, as crianças atendidas pelos projetos sociais, voluntários e colaboradores participaram de uma confraternidade com direito a parabéns e bolo.

Rogerio Tosta / Ascom Diocese de Petrópolis

Em sua homilia, Padre Lucas Thadeu agradeceu a todos que ajudam a manter o Centro Educacional Terra Santa e fez questão de citar nominalmente os fundadores da instituição na década de 1910. De acordo com eles, o interesse deles em ajudar crianças órfãs fez com que a instituição existisse e continue a ser um instrumento de formação e acolhimento das crianças.

Padre Lucas Thadeu ressaltou a importância de vivermos hoje o amor e por isso sugeriu que todos os dias, ao acordar que cada um, dê um sorriso para quem estiver ao seu lado, Lembrando Madre Teresa de Calcutá disse que ela sempre afirmava que pelo sorriso chega o amor. O sacerdote comentou o evangelho do dia, onde Jesus fala de paz e para Padre Lucas, vivemos um momento em que precisamos de amor e de paz.

O Centro Educacional Terra Santa é uma instituição que atende pessoas em risco social através dos programas sociais. O Centro Educacional Terra Santa começou sua história em 14 de abril de 1918, quando uma grave epidemia de gripe após o término da 1ª Guerra Mundial deixou um grande número de crianças e idosos inteiramente desamparados, por terem perdido seus familiares.

O grande número de órfãos e idosos que necessitavam de cuidados preocupou as personalidades da sociedade petropolitana (dentre os sócios fundadores estão: Wenceslau Braz Pereira Gomes; Conselheiro Rui Barbosa; Barão de Oliveira Castro; Princesa de Belford, Herminia de Souza Sampaio; Conde de Paranaguá, Mário Pinheiro; Conde Paulo de Frantis e muitas outras), que se mobilizou buscando auxílio, o que resultou na fundação da Associação Protetora do Recolhimento de Desvalidos de Petrópolis, que contava com a contribuição da sociedade para a manutenção financeira e a dedicação das religiosas da Congregação de São José de Chambery no atendimento diário.

A associação foi aos poucos determinando seu carisma em atender somente crianças e, sobretudo, optando pelos meninos, quando em 1969 passou a denominar-se Casa dos Meninos de Petrópolis. Atendendo em regime de internato, esse atendimento permaneceu até 1989, quando, para melhor se adequar às necessidades dos atendidos, passou para o regime de semi-internato.

Nesse período, os educandos da instituição também puderam contribuir na elaboração do Estatuto da Criança e do Adolescente e com sua aprovação a instituição adequou seu atendimento ao Apoio Sócio-Educativo em Meio Aberto. Em 1998, eleita a nova diretoria, sob a direção de Frei Johannes B. Bahlmann, foi renovada toda a equipe de coordenação, contando com o apoio das Irmãs Franciscanas de Siessen e dos Frades Franciscanos, em busca de resgatar o carisma inicial de atender crianças e adolescentes. Em 2018, a administração do Terra Santa passou para a Diocese de Petrópolis, com a indicação de um sacerdote para ficar como presidente da instituição.

Contato

Telefone - 55 24 98855 6491
Email: ascom@diocesepetropolis.org.br
Endereço: R. Monsenhor Bacelar, 590 - Valparaíso, Petrópolis – RJ