Administrador Diocesano publica carta e documento com indicações para vivência do Ano da Fé

Dando continuidade a todo trabalho pastoral, realizado ao longo de 2023, principalmente “após o processo de escuta do Bispo Diocesano, das paróquias, dos sacerdotes, diáconos, seminaristas, congregações religiosas, pastorais, movimentos, novas comunidades e o povo de Deus presente nas Assembleias Paroquiais e de Decanatos”.

O Administrador Diocesano, Monsenhor José Maria Pereira enviou uma carta a toda Diocese de Petrópolis, propondo “algumas indicações pastorais para o ‘Ano da Fé’, e, o ‘Ano de Oração’ proposto pelo Papa Francisco, em preparação para o Jubileu de 2025, que terá como tema ‘Peregrinos da Esperança”.

Todas as indicações, como afirma o Administrador Diocesano na carta, estão “em conformidade com as diretrizes diocesanas emitidas por Dom Gregório Paixão, OSB”, atual Arcebispo de Fortaleza, válidas até o novo bispo diocesano definir outras. O Monsenhor José Maria lembra que “a busca de uma Fé madura e de uma vida de oração eficiente perpassa pelo conhecimento da doutrina e dos ensinamentos da Igreja, da vivência da unidade em nós e entre nós, povo de Deus, assembleia santa do Senhor”.

As indicações pastorais para vivência do Ano da Fé foram apresentadas e definidas ao longo das assembleias por Decanato e nas paróquias, além da Assembleia Diocesana. O documento com as Indicações Pastorais para o Ano da Fé pode ser acessado e baixado clicando no link – Indicações Patorais para o Ano da Fé – assim como a carta – Carta – Indicações pastorais para o ano da fé – de apresentação do Administrador Diocesano.

No documento com as indicações, os fiéis encontram os objetivos para cada ação pastoral, assim como indicações de como realizar, subsídios e outras formas para viver o Ano da Fé.

Ação pastoral nas paróquias, tem por objetivo fomentar a fé e formar os leigos, “tendo em vista o conhecimento doutrinal e catequético em prol da sua colaboração, na missão evangelizadora da Igreja, tendo a santidade como a maior meta da missão e da pastoral da Igreja”. Ainda consta o incentivo a vivência sacramental e o uso da Palavra de Deus.

Ação para as Pastorais, movimentos em nível diocesano, tem por objetivo “a formação segundo o carisma próprio de cada pastoral e movimento diocesano, não excluindo os seus carismas e características alicerçados em seus documentos, estatutos e diretrizes próprias, tendo em vista fomentar a Fé de seus membros e agentes de pastoral favorecendo o conhecimento doutrinal e catequético em prol da colaboração, na missão evangelizadora da Diocese de Petrópolis”.

Ação para Institutos de formação, Congregações Religiosas e Novas Comunidades, tem por objetivo “colaborar na continuidade da vivência da Fé, da espiritualidade, do carisma, da missão e pastoral exercida por cada realidade citada sugerimos um aprofundamento ainda maior da doutrina e da vida de oração”.

Ação pastoral nos Eventos Diocesanos, tem por objetivo “favorecer uma catequese em massa despertando assim seus participantes para um desejo vivo de santidade, podendo ser uma verdadeira escola de oração, formação e vida”.

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

Envie um comentário ou uma sugestão: