Festa de Nossa Senhora no Trono de Fátima

A festa de Nossa Senhora de Fátima é celebrada em todas as 49 paróquias da Diocese de Petrópolis, sendo que em Madame Machado, a comunidade celebra a sua padroeira, com procissão às 18h, concluindo com a missa. O Trono de Fátima, centro de devoção mariana e ponto turístico petropolitano, terá missa a partir das 7h da manhã, com o bispo diocesano, Dom Gregório Paixão, OSB, presidindo a celebração das 10h.

No Trono de Fátima a missa acontece ainda nos horários das 15h e 20h, sendo que às 16h, acontece a oração do Rosário, lembrando o pedido de Nossa Senhora aos três pastorinhos – Lucia, Jacinta e Francisco – para que o rosário seja rezado todos os dias. Todos os devotos marianos são convidados a participar da festa e dos momentos de oração.

De acordo com os testemunhos das três crianças videntes, a primeira aparição ocorreu no dia 13 de maio de 1917 ao meio-dia, repetindo-se durante os seis meses seguintes sempre no dia 13 e à mesma hora (excetuando-se o mês de agosto, em que ocorreu a dia 19), até 13 de outubro de 1917.

Na última aparição, identificou-se como sendo “a Senhora do Rosário”, tendo sido, por esse motivo, feita eclesiasticamente a combinação dos seus dois títulos e que deu origem a Nossa Senhora do Rosário de Fátima. Segundo os relatos dos videntes, a mensagem que a aparição apresentou em Fátima foi um insistente apelo à conversão, à penitência e à oração, nomeadamente a oração do Rosário.

O seu principal local de devoção é o próprio Santuário de Fátima, situado na freguesia e cidade homónima, no concelho de Ourém, em Portugal. Na Diocese de Petrópolis, além do Trono de Fátima, tem a Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Madame Machado e diversas capelas localizadas nos oito municípios que fazem parte da Diocese.

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *