Congresso Eucarístico da Diocese de Petrópolis reuniu mais de cinco mil pessoas

A Diocese de Petrópolis viveu um momento histórico, na tarde do dia 1º de maio, reunindo cerca de cinco mil pessoas, no Congresso Eucarístico, com uma procissão eucarística e a missa, presidida pelo bispo diocesano, Dom Gregório Paixão, OSB, na Catedral São Pedro de Alcântara. Lembrando a festa de São José Operário, celebrada no dia do trabalhador, o bispo disse que “neste dia, com o congresso dissemos a Petrópolis e ao Brasil, pelos meios de comunicação, que nós temos um Deus, um Salvador. Isso, nós devemos fazer durante toda a nossa vida. Que a nossa vida seja de tal modo um hino de louvor a glória de Deus e que a graça e a alegria desse dia não passem jamais”.

Envio dos símbolos da Jornada Diocesana da Juventude (JDJ Petrópolis) aos jovens de Teresópolis. 

Ao final da Santa Missa, o bispo diocesano fez o envio dos símbolos da Jornada Diocesana da Juventude (JDJ/2023) que este ano acontecerá na cidade de Teresópolis. A jornada acontecerá entre os dias 7 e 10 de setembro e até lá, os símbolos – a Cruz e a Imagem de Nossa Senhora do Amor Divino – vão percorrer as paróquias, iniciando pela Paróquia São José, em São José do Vale do Rio Preto.

O Congresso Eucarístico Diocesano desse ano, foi o segundo da Diocese de Petrópolis, sendo o primeiro realizado em 1955, pelo primeiro bispo, Dom Manoel Pedro da Cunha Cintra e o terceiro da cidade de Petrópolis, celebrando os 80 anos do Congresso de 1943, na comemoração do centenário da cidade de Petrópolis. A missa, celebrada na Catedral São Pedro de Alcântara, presidida por Dom Gregório Paixão, foi concelebrada por todos os padres diocesanos e religiosos, e dos seminaristas do Seminário Diocesano.

Momento da Benção do Santíssimo, ao final da procissão, na Catedral São Pedro de Alcântara, antes da missa de encerramento do Congresso Eucarístico Diocesano

Antes da missa, aconteceu a Procissão Eucarístico, com a exposição pública da Eucaristia, numa demonstração pública, como afirmou o bispo, da fé em Jesus Cristo, vivo e presente na hóstia consagrada. A procissão e a missa contou com a presença de mais de 500 ministros extraordinários da sagrada comunhão, entre homens e mulheres, dos diáconos permanentes e aqueles que ainda estão em formação para o diaconato, dos coroinhas, meninos e meninas e ainda, crianças que receberam a primeira comunhão no sábado e domingo, dias 29 e 30 de abril.

Dom Gregório Paixão manifestou sua alegria pela participação do povo, vindo das quatro regiões da Diocese, formada pelos municípios de Petrópolis, Areal, São José do Vale do Rio Preto, Teresópolis, Guapimirim, Magé e ainda duas paróquias, localizadas em Bemposta (Três Rios) e Inconfidência (Sebollas/Paraíba do Sul). Pela manhã, os fiéis divididos pelas regiões de origem das suas paróquias participaram de atividades na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Colégio Santa Isabel e Colégio Nossa Senhora do Amparo.

O coordenador diocesano de Pastoral, Padre Alexander de Brito Silva agradeceu o trabalho de todas as equipes que ajudaram a montar o Congresso Eucarístico, o apoio dos padres e da Prefeitura de Petrópolis, por meio da Secretaria Municipal de Turismo. Padre Alex agradeceu ao Coro e Orquestra da Universidade Católica de Petrópolis (UCP) por animarem a missa e ao Coral Bienias e Prim pela apresentação realizada, antes do início da celebração.

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *