Pesquisar
Close this search box.

Seminário Diocesano rumo as comemorações dos seus 75 anos de fundação

O Seminário Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino, no dia 25 de março de 2023, completou 74 anos da sua fundação e deu abertura às comemorações preparativas para o grande jubileu dos seus 75 anos, que se dará em 2024. Nesta data, com a presença do bispo diocesano, Dom Gregório Paixão, OSB, foi realizada uma solenidade, com uma conferência Dom Fernando Rifan, bispo da Administração Apostólica São João Maria Vianney, que falou sobre a “Necessidade do Seminário na Formação Sacerdotal” e apresentação do Coral Bienias e Prim.

A missa, assim como a conferência, contou com a presença de diversos sacerdotes, diáconos permanentes, religiosos, amigos do Seminário e familiares dos seminaristas, admitidos as Sagradas Ordens, Alison e Marcelo, que serão ordenados diáconos, no dia 29 de abril, às 9h, na Catedral de Petrópolis. A missa, presidida por Dom Gregório Paixão, teve a homilia realizada por Dom Rifan e foi cantada pelo Coral de Petrópolis.

O reitor do Seminário Diocesano, Padre Luiz Henrique Veridiano ao final da solenidade no dia 25 de março, agradeceu a presença de todos, do apoio do bispo diocesano e a conferência de Dom Rifan. Ao final, ao agradecer a presença de todos, lembrou as palavras do primeiro bispo de Petrópolis, Dom Manoel Pedro da Cunha Cintra, “o Seminário é o coração da diocese, por isso rezem pelas vocações”.

Monsenhor José Maria, Dom Fernando Rifan, Dom Gregório Paixão, Padre Luiz Henrique Veridiano e Padre Tiago José

Seminário: ““um prodígio de Nossa Senhora”

 Com sua abertura solene em 25 de março de 1949, o Seminário sempre foi visto – desde o primeiro bispo de Petrópolis, o saudoso Dom Manoel Pedro da Cunha Cintra – como “um prodígio de Nossa Senhora”. Essa afirmação ganha sentido ao conhecermos a história da Diocese de Petrópolis, de Dom Manoel Pedro e do Seminário Diocesano, três realidades que caminham juntas no início da Diocese, criada em 13 de abril de 1946, por meio da bula Pastoralis qua urgemur, do Papa Pio XII.

Dom Manoel toma posse da Diocese no dia 25 de abril de 1948. Ou seja, somente com onze meses à frente da Diocese, com incessáveis orações, incansáveis trabalhos e inúmeras campanhas, Dom Manoel Pedro funda o Seminário da Diocese. Mesmo chegando a Petrópolis sem recursos, tinha o objetivo de dar início à formação de padres nessa localidade. Havia somente um modo de conseguir colocar em prática esse objetivo: com o auxílio da Virgem Maria. E prostado aos pés da imagem de Nossa Senhora do Amor Divino, na então Capela de Corrêas, pede a graça de conseguir abrir um Seminário para a formação dos futuros padres da Diocese de Petrópolis. Ainda em 1948, Dona Lavínia Guimarães doa à Mitra Diocesana o terreno onde se situa o Seminário até os dias atuais.

Em 74 anos de existência, mais de 1000 alunos já passaram pelo Seminário de Petrópolis. A meta de formar “homens, cristãos e padres” para a Igreja de Jesus Cristo sempre esteve presente na cabeça de seus bispos e formadores. Dessa forma, o seminário já pôde oferecer para a sociedade bons homens, pais de família, sacerdotes, bispos, e até um cardeal, o Arcebispo de Brasília, Dom Paulo Cezar Costa. E hoje o Seminário de Petrópolis, na pessoa de seus formadores, se alegra por poder continuar contribuindo na formação de padres para a Igreja.

Todo dia 25 do mês uma missa especial

A programação do Jubileu de Brilhante do Seminário se dará da seguinte forma: todo dia 25 de cada mês, até 25 de março de 2024, às 19h, acontecerá a Santa Missa em comemoração.

Algumas presenças confirmadas para esse momento são:

Dom Orani Cardeal João Tempesta, Arcebispo Metropolitano de Rio de Janeiro;

Dom Alano, Arcebispo Emérito de Niterói;

Dom Gilson, Bispo Diocesano de Nova Iguaçu;

Dom Tarcísio, Bispo Diocesano de Duque de Caxias;

Dom Luiz Henrique, Bispo Diocesano de Volta Redonda;

Dom Roberto Francisco, Bispo Diocesano de Campos;

Dom Fernando Rifan, Bispo da Administração Apostólica;

Dom Paulo Celso, Bispo eleito da Diocese de Itaguaí;

Dom Geraldo, Bispo Auxiliar de Niterói;

Dom Tiago, Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro;

Dom Antônio Catelan, Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro;

Dom José Ubiratan, Administrador Apostólico da Diocese de Itaguaí.

A Santa Missa Solene de 75 anos acontecerá no dia 8 de abril de 2024, Solenidade da Anunciação do Senhor.

Participe conosco desse momento de grande graça para a nossa Diocese. Reze pelas vocações e ajude nosso Seminário. Contamos com a presença e amizade de todos!

Contato

Telefone - 55 24 98855 6491
Email: ascom@diocesepetropolis.org.br
Endereço: R. Monsenhor Bacelar, 590 - Valparaíso, Petrópolis – RJ