Durante uma breve passagem por Petrópolis, vindo da Diocese de Duque de Caxias, o Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giambattista Diquattro, se encontrou com Dom Gregório Paixão, OSB, bispo diocesano, na residência episcopal, quando tiveram a companhia do bispo de Duque de Caxias, Dom Tarcísio dos Santos e do secretário da Nunciatura, Padre Eduardo Almeida da Rocha. Ele visitou o Alto da Serra, prestando sua solidariedade, dias antes quando se completa um ano da tragédia de 2022, que causou a morte de 244 pessoas.
Ao olhar o cenário do Morro da Oficina, o Núncio lamentou que ainda há pessoas vivendo nas áreas de risco e agradeceu todo o empenho do bispo, dos padres e fiéis por ajudar as vítimas. No momento da visita, havia uma Adoração ao Santíssimo e o Núncio e Dom Gregório fizeram uma breve momento de oração, que se repetiu no Mosteiro da Virgem, onde as irmãs estavam em adoração e no Carmelo, onde recebeu a benção de São Brás, ao final da missa celebrada pelo Padre Antônio de Pádua.
Durante a tarde, período que ficou na cidade, Dom Giambattista Diquattro, depois do Alto da Serra, fez questão de visitar o Mosteiro da Virgem, que fica na Avenida Ipiranga, o Carmelo São José, na Avenida Barão do Rio Branco e a Catedral São Pedro de Alcântara. Nestes locais, ao conversar com petropolitanos, o Núncio manifestou sua alegria e seu encantamento pela Catedral de Petrópolis.
Na Paróquia Santo Antônio, no Alto da Serra, Dom Giambattista Diquattro, acompanhado de Dom Gregório, conversou com o pároco, Padre José Celestino, quando perguntou sobre as famílias atendidas pela igreja. Na Catedral de Petrópolis, durante a visita, conversou rapidamente com o pároco, Padre Adenilson Ferreira e manifestou sua alegria ao ver dentro da igreja o confessionário, comentando que as pessoas deveriam ser estimuladas a voltar usar para confessar, pois desta maneira preserva-se a identidade de quem confessa e do padre.
No Mosteiro da Virgem e no Carmelo São José, Dom Giambattista Diquattro falou sobre a importância da oração que converte e sustenta a fé, agradecendo as irmãs pela entrega de suas vidas em prol da Igreja e do povo de Deus. No Carmelo, Dom Gianbatista Diquatro conversou com todas as irmãs, quando ressaltou a importância do Carmelo na dedicação a oração.
A visita foi concluída no início da noite, quando o Núncio seguiu para a Arquidiocese de Juiz de Fora.