O Seminário Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino marcou presença na I Experiência Vocacional Missionária Nacional, que acontece entre os dias 5 a 16 de janeiro, na Arquidiocese de Manaus, Amazonas, reunindo 280 missionários e missionárias, entre seminaristas e jovens de 94 dioceses do Brasil. “Esta experiência, foi, sem dúvida, enriquecedora para a minha vocação. Contribuiu para a formação integral, crescimento humano e espiritual, percepção das diferentes necessidades da Igreja e formas de compreender e levar a Deus nas diversas culturas, além de uma positiva troca de conhecimento daquilo que eu sei com aquilo que aprendi”, afirmou o seminarista Alisson, que será ordenado diácono em abril.
Ele e o seminarista Yuri, que está cursando o 2⁰ ano de Teologia, foram os representantes da Diocese, por meio do Seminário nesta primeira experiência missionário, que teve como tema: Enviados pelo Espírito até os confins do mundo; e o lema: Cristo aponta para a Amazônia. “Ao passar de porta em porta, rezando com o povo e conhecendo sua história, pude perceber a necessidade da presença sacerdotal nesses lugares, para darem a devida assistência que elas precisam”, comentou o seminarista Yuri.
Além deles, mais dois seminaristas – João Monteiro e Cássio Henrique – da Diocese de Itaguaí, porém alunos do Seminário de Petrópolis participaram desta experiência missionária. A presença do Seminário da Diocese de Petrópolis nesses eventos e iniciativas da Igreja do Brasil, tem fortalecido a formação sacerdotal na Diocese.

Durante a permanência na Arquidiocese de Manaus (Amazonas), os seminaristas tiveram a oportunidade da troca de experiências e aprendizado. Eles também tiveram a oportunidade de ouvir experiências missionárias com as palavras de Dom Maurício da Silva Jardim, Bispo da Diocese de Rondonópolis-Guiratinga, ex-diretor das Pontifícias Obras Missionárias (POM) por 6 anos.

O bispo de Rondonópolis disse que esta Experiência Vocacional Missionária Nacional é fruto de um processo já realizado, de diferentes experiências missionárias em nível diocesano e regional com seminaristas. Dom Maurício Jardim, enfatizou que as POM buscam promover o espírito missionário na Igreja de cada país, e fez ver que a experiência vivida nasceu com o protagonismo dos seminaristas que decidiram realizar um Congresso, buscando uma reflexão sobre a missão, e esta práxis missionária.
Na missa de encerramento, presidida pelo Cardeal da Amazônia, Leonardo Steiner, os seminaristas e todos que participaram da I Experiência Vocacional Missionária Nacional mostraram grande entusiasmo e uma expectativa muito grande para voltar para suas dioceses, levando a experiência vivida na Amazônia.
O Cardeal Leonardo Steiner afirmou que “Toda vocação é serviço na missão. Toda missão nos dá o servir, servir na Palavra, servir no testemunho, servir no lava-pés, servir no consolo, servir na samaritaneidade, servir na fraqueza, servir no perdão, servir na misericórdia, servir na reconciliação, sempre servir, porque nascemos do povo de Deus, todos nós, nas nossas vocações, nascemos do povo de Deus, mas especialmente aqueles que se sentiram chamados, convocados, para servirem de modo próprio dentro da Igreja, nos sacrifícios, isto é, nos sacramentos”.
Ao final da celebração o Arcebispo convidou aos participantes da experiência a levar consigo a alegria, a levar uma teologia que nasce da dor do povo, que ele vê como uma riqueza para nossa pobreza, destacando o fato de que tudo é feito na fé, de que o Reino de Deus está presente, que vivem do Reino de Deus, “Uma teologia que precisamos entender”, fazendo um chamado aos seminaristas a que sirvam ao povo.
Leia ainda:
Seminarista Alisson: “Que possamos ser cada vez mais missionários”
Seminarista Yuri: “é essencial que haja uma cultura vocacional local”
Fontes:
Arquidiocese de Manaus (jovens missionários encerram atividades na primeira experiência vocacional e missionária realizada na Arquidiocese de Manaus)
Pontifícias Obras Missionárias (Pés a Caminho: seminaristas concluem a Experiência Vocacional Missionária em Manaus)






