A Comunidade Mater Dolorosa de Jerusalém sediou no último domingo (27/03), o Congresso Diocesano das Novas Comunidades da Diocese de Petrópolis. O Congresso contou com a presença do Bispo diocesano, Dom Gregório Paixão, OSB, e do representante do CHARIS (A particularidade do CHARIS é a de não ser uma Associação Pública de Fiéis, e sim uma entidade erigida pela Santa Sé, através do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, tendo personalidade jurídica pública) no regional Leste I, Eduardo Badu, Comunidade Maria Serva da Trindade.
Com o tema: “Somos um”, o Congresso teve como principal finalidade trabalhar a comunhão de carismas entre todas as Novas Comunidades nascidas e presentes na diocese de Petrópolis.
O Congresso anual é a mais bela experiência de comunhão vivida entre as Novas Comunidades, pois não é apenas um momento de formação, mas sim de oração comunitária e partilha, onde fundadores, representantes, membros e vocacionados buscam acolher e contribuir uns com os outros no caminho de santificação por meios de seus carismas e espiritualidade.
O bispo diocesano convocou e exortou aos fundadores, representantes, membros e vocacionados a lutar pela unidade, partilhar o que é bom e corrigir o que for necessário para o crescimento comum. E principalmente abraçar com ardor o carisma recebido para que não seja uma fantasia vivida, mas sim uma realidade experimentada com profundo amor e entrega.
Ao final da fala do bispo, todos os presentes foram convidados a adorar ao Santíssimo Sacramento. Durante a adoração foi erguido um grande agradecimento ao Senhor por todas as maravilhas que Ele tem realizado em nossa igreja diocesana, guiada por meio de um pastor tão dedicado ao cuidado de seu rebanho.
E como Comunidades Novas não poderíamos deixar de clamar pelo Espírito Santo, que é o protagonista da evangelização e do surgimento desta nova primavera na Igreja, assim afirma o papa São João Paulo II. Pois pedíamos um novo Pentecostes não só na Igreja diocesana, mas em todo mundo.
Ao termino do Congresso foi anunciado a nova representação diocesana das Novas Comunidades, Verônica Jordão, fundadora da CMDJ como coordenadora e Henrique Cabral, fundador da CTS como vice-coordenador.
Você que não participou do congresso tem a oportunidade de assistir as pregações no canal do YouTube: WEBTV – CMDJ.







