Com objetivo de promover um avivamento dos casais para retomarem os trabalhos do Encontro de Casais com Cristo (ECC). Foi realizado, no dia 6 de fevereiro, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Madame Machado, Itaipava, o Encontrão do ECC, com a presença do casal missionário da Comunidade Canção Nova, Cassiano e Patricia Meirelles, com tema “Casais unidos de volta ao Senhor”.
Animados pelo Espírito Santo, os casais de várias paróquias, principalmente do Setor 2 do ECC (Araras, Correas, Nogueira, Itaipava, Pedro do Rio e Madame Machado) passaram o dia refletindo sobre a importância do perdão na vida conjugal, aprofundando a experiência do amor a Virgem Maria e compartilhando suas experiências.
Cassiano e Patricia conduziram a abertura do encontro, levando os casais a fazerem uma experiência do Espírito Santo. À tarde, eles falaram sobre a necessidade do perdão conjugal, levando a todos a refletir sobre o mal que muitas vezes se faz presente na vida do casal, por causa das mágoas que surgem. Com uma oração pedindo a presença de Cristo, por meio de seu preciosíssimo sangue, conduziram para uma libertação total dos males que podem levar marido e mulher a ficarem distantes um do outro.
Com grande alegria, o casal do Setor 2A do ECC, Quempes e Carol falam sobre a importância do encontro para animar a todos a retomarem os trabalhos do ECC nas paróquias e na Diocese.
– Esse encontro é o retorno dos casais para agora em 2022 retomar os trabalhos, colocando Jesus no centro, e trazendo os casais para a reuniões em todas as etapas do ECC. É o retorno para este movimento que resgata as famílias. É um avivamento, pós pandemia, para os casais que já conhecem o movimento” afirmou o casal.
Para eles, o ECC é fundamental na vida do casal, levando-os a compreender que é preciso colocar Jesus no centro da família. “A presença de Jesus é importante para que todas as coisas sejam colocadas em seu devido lugar. Ensinarmos para as crianças todos os dons, vocações, os nossos direitos e benefícios colocando Jesus sempre em primeiro lugar de nossas vidas. O Encontro de Casais com Cristo é a primeira retomada do casal, homem e mulher, para junto com Jesus celebrar com a família”, afirmaram Quempes e Carol.
O Pároco de Nossa Senhora de Fátima, Padre Agnaldo Andrade dos Santos, ressaltou que o encontro é um recomeçar do ECC sabendo quem está a frente, que é o Senhor Jesus. Fazendo uma referência ao Evangelho da liturgia do quinto domingo do tempo comum, Padre Agnaldo ressaltou que o discípulo não pode ir na frente do mestre.
– É o mestre que vai a frente mostrando o caminho, mostrando a direção. É uma nova direção que Deus quer dar ao ECC. Recomeçando, deixando que Ele vá a frente. Por isso meus filhos, é preciso recomeçar, voltar para o ECC, mas também voltar para sua paróquia. Estamos vindo de anos difíceis. Tivemos que parar um pouco, mas agora a Igreja está caminhando e este encontro está servindo para isso. Deus conta conosco. É preciso deixar Cristo nos apontar o caminho. Precisamos voltar a participar do sacrifício da missa, pois é onde encontramos o Cristo”.
O sacerdote ressaltou ainda que precisamos ser pescadores de homens, frisando que muitas vezes devemos começar dentro de nossas casas. Padre Agnaldo, disse que é preciso voltar também para os sacramentos e antes da Eucaristia, para a confissão, lembrando a sua importância para purificação e para receber com dignidade Jesus Eucarístico, voltando para a oração.
– Agora é o momento favorável. Este encontro não é por acaso. Deus o quis para mostrar a beleza da sua presença e está nos chacoalhando, nos chamando para ir para as águas mais profundas. Vamos deixar Jesus ir à nossa frente, pois quando o discípulo quer ir na frente do mestre não dá certo”, frisou o sacerdote.
Durante o dia, o Encontrão do ECC contou com a presença de vários sacerdotes, entre eles o reitor do Santuário Nossa Senhora do Amor Divino, Padre Rodrigo Alberti, o Vigário Paroquial de São José em Itaipava e cerimoniário da Diocese, Padre Thomaz Andrade, o Pároco de Sant’Ana e São Joaquim, Padre Gustavo Passos, o Pároco de Nossa Senhora de Lourdes em Araras, Padre Alexandre Brandão e o decano de Nossa Senhora do Amor Divino e Pároco de Santo Antônio e São Agostinho, Padre Denis de Souza.
O Encontrão do ECC foi encerrado com a Santa Missa presidida pelo bispo diocesano, Dom Gregório Paixão, OSB.
– É bonito perceber que Jesus, depois de ensinar a multidão, vai dizer para os discípulos uma palavra que é individual e ao falar no singular Jesus está nos dizendo que o seu chamado é particular. Quando Deus pede que a gente vá, ele fala individualmente. Cada um de nós precisa individualmente assumir a sua vocação. Quando Jesus pede que a gente lance a rede, Ele diz no plural. Resultado, nós precisamos estar juntos, porque juntos somos mais fortes. Cada um apresenta o seu talento, cada um deve apresentar ao senhor aquilo que deve ser, mas no conjunto, unidos, nós somos capazes de puxar a rede e trazer redes cheias para a barca de Pedro, ou seja, para o lugar onde Jesus deseja permanecer” frisou o bispo.