Dom Gregório Paixão: “unidos, nós somos capazes de puxar a rede e trazer cheia para barca de Pedro”

Encontrão do ECC foi um avivamento

Com objetivo de promover um avivamento dos casais para retomarem os trabalhos do Encontro de Casais com Cristo (ECC). Foi realizado, no dia 6 de fevereiro, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Madame Machado, Itaipava, o Encontrão do ECC, com a presença do casal missionário da Comunidade Canção Nova, Cassiano e Patricia Meirelles, com tema “Casais unidos de volta ao Senhor”.

Animados pelo Espírito Santo, os casais de várias paróquias, principalmente do Setor 2 do ECC (Araras, Correas, Nogueira, Itaipava, Pedro do Rio e Madame Machado) passaram o dia refletindo sobre a importância do perdão na vida conjugal, aprofundando a experiência do amor a Virgem Maria e compartilhando suas experiências.

Cassiano e Patricia conduziram a abertura do encontro, levando os casais a fazerem uma experiência do Espírito Santo. À tarde, eles falaram sobre a necessidade do perdão conjugal, levando a todos a refletir sobre o mal que muitas vezes se faz presente na vida do casal, por causa das mágoas que surgem. Com uma oração pedindo a presença de Cristo, por meio de seu preciosíssimo sangue, conduziram para uma libertação total dos males que podem levar marido e mulher a ficarem distantes um do outro.

Com grande alegria, o casal do Setor 2A do ECC, Quempes e Carol falam sobre a importância do encontro para animar a todos a retomarem os trabalhos do ECC nas paróquias e na Diocese.

– Esse encontro é o retorno dos casais para agora em 2022 retomar os trabalhos, colocando Jesus no centro, e trazendo os casais para a reuniões em todas as etapas do ECC. É o retorno para este movimento que resgata as famílias. É um avivamento, pós pandemia, para os casais que já conhecem o movimento” afirmou o casal.

Para eles, o ECC é fundamental na vida do casal, levando-os a compreender que é preciso colocar Jesus no centro da família. “A presença de Jesus é importante para que todas as coisas sejam colocadas em seu devido lugar. Ensinarmos para as crianças todos os dons, vocações, os nossos direitos e benefícios colocando Jesus sempre em primeiro lugar de nossas vidas. O Encontro de Casais com Cristo é a primeira retomada do casal, homem e mulher, para junto com Jesus celebrar com a família”, afirmaram Quempes e Carol.

O Pároco de Nossa Senhora de Fátima, Padre Agnaldo Andrade dos Santos, ressaltou que o encontro é um recomeçar do ECC sabendo quem está a frente, que é o Senhor Jesus. Fazendo uma referência ao Evangelho da liturgia do quinto domingo do tempo comum, Padre Agnaldo ressaltou que o discípulo não pode ir na frente do mestre.

– É o mestre que vai a frente mostrando o caminho, mostrando a direção. É uma nova direção que Deus quer dar ao ECC. Recomeçando, deixando que Ele vá a frente. Por isso meus filhos, é preciso recomeçar, voltar para o ECC, mas também voltar para sua paróquia. Estamos vindo de anos difíceis. Tivemos que parar um pouco, mas agora a Igreja está caminhando e este encontro está servindo para isso. Deus conta conosco. É preciso deixar Cristo nos apontar o caminho. Precisamos voltar a participar do sacrifício da missa, pois é onde encontramos o Cristo”.

O sacerdote ressaltou ainda que precisamos ser pescadores de homens, frisando que muitas vezes devemos começar dentro de nossas casas. Padre Agnaldo, disse que é preciso voltar também para os sacramentos e antes da Eucaristia, para a confissão, lembrando a sua importância para purificação e para receber com dignidade Jesus Eucarístico, voltando para a oração.

– Agora é o momento favorável. Este encontro não é por acaso. Deus o quis para mostrar a beleza da sua presença e está nos chacoalhando, nos chamando para ir para as águas mais profundas. Vamos deixar Jesus ir à nossa frente, pois quando o discípulo quer ir na frente do mestre não dá certo”, frisou o sacerdote.

Durante o dia, o Encontrão do ECC contou com a presença de vários sacerdotes, entre eles o reitor do Santuário Nossa Senhora do Amor Divino, Padre Rodrigo Alberti, o Vigário Paroquial de São José em Itaipava e cerimoniário da Diocese, Padre Thomaz Andrade, o Pároco de Sant’Ana e São Joaquim, Padre Gustavo Passos, o Pároco de Nossa Senhora de Lourdes em Araras, Padre Alexandre Brandão e o decano de Nossa Senhora do Amor Divino e Pároco de Santo Antônio e São Agostinho, Padre Denis de Souza.

O Encontrão do ECC foi encerrado com a Santa Missa presidida pelo bispo diocesano, Dom Gregório Paixão, OSB.

– É bonito perceber que Jesus, depois de ensinar a multidão, vai dizer para os discípulos uma palavra que é individual e ao falar no singular Jesus está nos dizendo que o seu chamado é particular.  Quando Deus pede que a gente vá, ele fala individualmente. Cada um de nós precisa individualmente assumir a sua vocação. Quando Jesus pede que a gente lance a rede, Ele diz no plural. Resultado, nós precisamos estar juntos, porque juntos somos mais fortes. Cada um apresenta o seu talento, cada um deve apresentar ao senhor aquilo que deve ser, mas no conjunto, unidos, nós somos capazes de puxar a rede e trazer redes cheias para a barca de Pedro, ou seja, para o lugar onde Jesus deseja permanecer” frisou o bispo.

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *