Novos seminaristas entram para o Seminário no dia 13 de fevereiro

Entre os dias 7 e 9 de janeiro aconteceu o último encontro preparatório para o ingresso no Seminário Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino, Diocese de Petrópolis, com os vocacionados que foram acompanhados ao longo de 2021. São jovens das paróquias da Diocese de Petrópolis, dois da Diocese de Itaguaí e um da Diocese de Nova Iguaçu.

“Com a graça de Deus eles irão entrar para o Seminário, no dia 13 de fevereiro, uns para cursar o ensino médio (seminário menor) e outros para o propedêutico” comentou o reitor do Seminário, Padre Luiz Henrique Veridiano, que pediu a todos os fiéis para continuar “rezando pelo aumento e perseverança das vocações em nossa Diocese, em particular pelas vocações para o ministério sacerdotal”.

O reitor do Seminário lembra que a Igreja, consciente da necessidade das vocações ao sacerdócio, reconhece que elas são um dom de Deus e roga, com súplicas incessantes e confiantes ao Senhor, para que Ele as conceda com generosidade.

Ainda segundo o Padre Luiz Henrique todos os membros da Igreja têm a responsabilidade da solicitude das vocações sacerdotais. “O Concílio Vaticano II é explícito, ao afirmar que ‘o dever de fomentar as vocações sacerdotais pertence a toda a comunidade cristã, que as deve promover, sobretudo mediante uma vida plenamente cristã’ (Optatam totius, n. 2). Só na base desta convicção, a pastoral das vocações poderá manifestar o seu rosto verdadeiramente eclesial, desenvolvendo uma ação concorde, servindo-se também de organismos específicos e de adequados instrumentos de comunhão e de co-responsabilidade”.

O ministério presbiteral, conferido com o sacramento da Ordem, está marcado na sua natureza pela vida trinitária, vida que é comunicada por Cristo e pela sua união com o Pai no Espírito Santo. Esta vida determina essencialmente a identidade presbiteral.

Cada sacerdote vive na comunhão real e ontológica do Presbitério unido ao próprio Bispo. O ambiente mais favorável para a vocação ao sacerdócio é a comunidade cristã que escuta a Palavra de Deus, que reza com a liturgia e testemunha com a caridade. Em tal contexto, a missão do sacerdote é compreendida e reconhecida com maior evidência.