“A vida, dom sublime doado por Deus, está sendo tratada com banalidade”, afirma o Bispo da Diocese de Petrópolis, Dom Gregório Paixão (OSB), em nota divulgada na manhã de hoje, sobre a tragédia na Arquidiocese de Campinas. O bispo manifesta solidariedade aos campineiros e as famílias atingidas pela tragédia. Ele conclui a nota, lembrando as palavras de Jesus Cristo “Guarda a tua espada!”.
Leia a nota na íntegra publicada abaixo:
“Eu, Dom Gregório Paixão, o Clero e o Povo de Deus da Diocese de Petrópolis (RJ) lamentamos a tragédia ocorrida na Arquidiocese de Campinas, quando um homem entrou na Catedral Metropolitana e atirou, matando quatro pessoas. Manifestamos nossa solidariedade a todos os irmãos campineiros, especialmente às famílias que viram ceifados os seus entes queridos.
Toda forma de violência é inaceitável, ainda mais quando atinge pessoas inocentes. Nós, cristãos do Estado do Rio de Janeiro, conhecemos bem essa realidade e buscamos superá-la, pelo desejo de que todos vivamos numa sociedade justa, pacífica e fraterna.
O ocorrido em Campinas não é um fato isolado e torna visível o que muitos não querem enxergar: a vida, dom sublime doado por Deus, está sendo tratada com banalidade, ao tempo que estamos cercados por pessoas desequilibradas. A tragédia de Campinas atinge a todos os brasileiros, pois somos todos irmãos.
Aguardamos – há décadas – por ações efetivas por parte das autoridades, que visem superar a violência. Nesse quesito, a palavra dita por Jesus a Pedro é esclarecedora: “Guarda a tua espada!” (Jo 18,11). Lembramos que Jesus anunciou o Evangelho numa lógica de amor e de justiça, que é semente da paz.
Defendemos a vida e, por meio de atitudes pacificas, continuaremos lutando pela vida humana, da sua concepção ao seu fim natural.
O Senhor da paz esteja com todos.”






