Palestra na Paroquia São Cristóvão sobre a festa judaica de Chanuká

Dec. São Pio X
21 12 2017 Palestra na Paroquia São Cristóvão sobre a festa judaica de Chanuká
Clique na imagem e veja outras fotos

No dia 17 de dezembro passado, a Paróquia de São Cristóvão, localizada no bairro de Fonte Santa em Teresópolis, recebeu o teólogo Antonio Marques, que veio do Rio de Janeiro para fazer duas palestras sobre a festa judaica de Chanuká (também conhecida como Festa das Luzes ou da Dedicação) e suas identidades com o Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo.

O episódio não é bem claro no 1Mac, mas há uma resumida referência a ele em 2Mac 1,18-35. Quem trata melhor do fato é o Talmud judaico.

Na primeira exposição, o teólogo relembrou que Jesus era judeu e que celebrava todas as festas de seu povo, tratou da Chanuká, falando sobre sua origem e significados. O azeite, que milagrosamente persistiu por 8 dias, nos recorda Jesus: o grande milagre que se revelou como a Luz do mundo.

Na segunda exposição, foi abordada a celebração do Natal e seus símbolos. O conjunto das duas palestras mostrou que o cristão precisa superar a visão comercial em que se transformou o Natal e recordou a todos que sem a Luz, que só pode ser Jesus, o Natal perde todo o seu significado. Entre as duas palestras, foi oferecido aos presentes um lanche com produtos fritos em óleo, relembrando o azeite que tornou possível o milagre no tempo dos Macabeus, assim como é do costume até hoje das famílias judaicas.

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

Envie um comentário ou uma sugestão: