Congresso Vocacional reúne jovens de toda Diocese

Em um mesmo dia, domingo, 23 de agosto, a Diocese de Petrópolis teve vários momentos de graça: o Congresso Vocacional, em Teresópolis, no qual foram instituídos leitores quatro seminaristas diocesanos, outro foi instituído acólito, e dois religiosos deram mais um passo em sua vocação. Além disso, foi recebida a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, que passará um ano percorrendo todas as Paróquias. Para o Bispo Diocesano, Dom Gregório Paixão, OSB, isto mostra o quanto a Diocese “tem sido cada vez mais abençoada”.

“É tanta graça, tanta alegria que a gente nem sabe como agradecer a Deus. O nosso coração está explodindo de felicidade e de júbilo. Tivemos aqui a graça desse Congresso Vocacional, cinco seminaristas que deram mais um passo a caminho do sacerdócio, dois religiosos que fizeram sua consagração. É mais gente se colocando à disposição do Senhor, é mais gente trabalhando pela Igreja e é mais felicidade para a gente, que não sabe dizer outra coisa senão ‘obrigado, Senhor, por tantas maravilhas realizadas na vida dos nossos irmãos e na vida da nossa Diocese’”.

congresso1Durante a Santa Missa, que encerrou o Congresso, foi instituído acólito o seminarista Gabriel Vieira Teixeira da Costa. Também foram instituídos leitores os seminaristas Leonardo Raimundo Ferreira, Lucas Thadeu da Silva, José Carlos Luna e Jovane da Rosa Carmo, para os quais, receber este ministério é mais uma confirmação de sua vocação.

“Para a gente é uma alegria muito grande, porque para a gente que vem na caminhada no Seminário, é uma confirmação da Igreja para a nossa vocação, daquilo que o Senhor quer para a gente. Estamos muito contentes, porque estamos no Seminário para responder ao Senhor. Então, quando Ele vai respondendo assim, aumenta a nossa confiança de entregar totalmente a vida no sacerdócio”, afirmou José Carlos.

Além disso, de acordo com Jovane Carmo, receber esse ministério diante de muitos jovens em um Congresso Vocacional, é um testemunho que podem dar aos outros. “É uma alegria muito grande podermos dar esse passo a mais depois de tanto tempo de caminhada. Com tantos jovens aqui reunidos, tantas pessoas da Diocese, é um momento para mostrarmos que vale a pena dar um passo a mais, dar um ‘sim’ a Deus. Como dizia São João Paulo II, vale a pena a dar a vida Àquele que em primeiro lugar deu Sua vida por nós. Que através desse nosso passo, muitos outros jovens possam também dar uma resposta favorável a Deus”, expressou.

Ainda na mesma Celebração, os fiéis tiveram o testemunho de entrega a Deus de dois religiosos. Irmã Sabrina Nunes de Lima entrou para o noviciado da Congregação das Religiosas de Maria Imaculada. Padre Erivelton Barros fez seus primeiros votos de castidade, obediência, pobreza e consagração à Virgem Maria, nos Irmãos Escravos do Divino Amor da Fraternidade Arca de Maria, assumindo o nome de Irmão Luiz Maria José do Sagrado Coração Eucarístico de Jesus.

congresso3Logo no começo da Santa Missa, foi acolhida a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, trazida à Diocese por membros da Liga Católica. A presença da imagem faz parte do projeto Rota 300, que está envolvendo a juventude católica no Brasil na comemoração do Jubileu de 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida nas águas do Rio Paraíba do Sul, que será comemorado em 2017. Ao fim da Celebração, Dom Gregório Paixão anunciou que a primeira Paróquia a receber a imagem é São Sebastião, do Carangola.

As atividades do Congresso Vocacional da Diocese de Petrópolis tiveram início pela manhã, com pregações dos sacerdotes diocesanos Padre Luis Mello e Padre Luiz Henrique Veridiano. Inserido no contexto do Ano da Vida Consagrada, o evento teve como tema “Vinde após Mim”, contando com a presença de diferentes congregações e novas comunidades.

Um dos momentos centrais foi a Adoração ao Santíssimo Sacramento, quando todos se colocaram diante de Jesus Eucarístico para rezar por todas as vocações.

Na parte da tarde, o Congresso contou com a presença de Irmã Kelly Patrícia, do Instituto Hesed. De uma maneira muito próxima dos participantes, ela cantou várias músicas, intercalando com testemunhos, histórias, pequenas pregações, conversas. De acordo com a religiosa, foi também uma oportunidade de conhecer a riqueza vocacional da Diocese.

congresso4“Nosso Senhor tem regado muito esse jardim, porque ele é bem florido. Vi aqui a diversidade de vocações, de vida consagrada, de tantos jovens buscando o seu lugar na Igreja. Para mim, é uma alegria participar e tentar ajudar nesta busca do discernimento, como um dia eu busquei e fui ajudada por tantos. Estar em uma Diocese onde o Bispo é tão fervoroso, tão pastor é uma alegria, pois vejo o fruto desse amor, desse pastoreio”, disse.

Ir. Kelly Patrícia também encorajou os jovens, muitos presentes no Congresso, a seguirem a vontade de Deus para suas vidas. “Aos jovens da Diocese, de idade e de coração, Nosso Senhor disse assim: ‘jovens, vós vencestes o maligno’. Então, se queremos vencer o maligno, temos que ser sempre jovens, ou de coração ou de idade. Que possamos seguir Nosso Senhor sem medo, porque, se existe um caminho que é seguro, é este do seguimento de Nosso Senhor. Qualquer outro, você pode temer, mas este não. Não tenha medo. Nosso Senhor vai sempre guardar-nos e proteger-nos. Então, coragem e perseverança”.