A CRB foi fundada em 11 de fevereiro de 1954, no Rio de Janeiro, durante o Congresso Nacional dos Religiosos. É uma organização religiosa de pleno direito canônico que congrega as ordens religiosas, congregações e institutos de vida religiosa consagrada. Em seus 70 anos, a CRB tem desempenhado um papel fundamental na vida da Igreja e na sociedade brasileira, atuando nas mais diversas frentes de trabalho pastoral e social.
Na manhã do penúltimo dia da Assembleia, os bispos brasileiros iniciaram o dia com a Celebração Eucarística presidida por Dom Leonardo Steiner, arcebispo de Manaus (AM). Durante a homilia, Dom Leonardo destacou a importância da CRB, afirmando: “Nesta celebração rendemos graças pelos 70 anos da CRB. Os religiosos se fazem presentes no Brasil desde a chegada dos europeus.
A vida religiosa é a visibilização na Igreja do quanto o Pai atrai em Jesus”. Segundo o arcebispo, “com a CRB fazemos memória do testemunho do ‘atrai’ do Pai (Cf. Jo 6,44-51), recordamos a mística da gratuidade, agradecemos a profecia da vida religiosa e desejamos que ela continue a ser sinal de esperança”.
Mais detalhes em 70 anos da Conferência dos Religiosos do Brasil são celebrados e enaltecidos durante a 61ª AG CNBB – CNBB