Dom Filippo Santoro

Nasceu em Bari, 12 de julho de 1948. É o atual arcebispo da arquidiocese de Taranto, na Itália.

Graduou-se em Filosofia pela Universidade Católica do Sagrado Coração de Milão, em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana, Roma e doutourou-se em Teologia Dogmática, pela PUC Roma e Filosofia em Milão.

Foi ordenado padre em 20 de maio de 1972 em sua cidade natal. Foi professor de Filosofia e Diretor do “Instituto Superior de Teologia para Leigos” da Arquidiocese de Bari entre 1974 e 1984, quando foi convidado por Dom Eugênio Sales para implementar o movimento Comunhão e Libertação na Arquidiocese do Rio de Janeiro. Nesta arquidiocese exerceu diversas funções pastorais e em diversas universidades.

Foi membro da delegação da Santa Sé na ECO-92. Foi perito teológico na Quarta Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano em Santo Domingo de 12 a 28 de outubro de 1992. Foi também membro da Comissão Diocesana de Doutrina, do Conselho Presbiterial, e realizou Trabalho Pastoral na Paróquia Nossa Senhora de Copacabana.

Em 10 de abril de 1996 foi nomeado Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, recebendo a ordem em 29 de junho do mesmo ano.

Em 12 de maio de 2004 foi nomeado Bispo da Diocese de Petrópolis.

Como bispo, foi animador do Vicariato Sul, Responsável-Coordenador dos movimentos e associações de leigos, representante da Arquidiocese no Conselho Universitário da PUC-RJ, Membro da Comissão Episcopal de Doutrina da CNBB, Presidente do CONIC-Rio. Atuou ainda na Pastoral da Saúde, no Ensino Religioso nas escolas católicas e oficiais e na Pastoral de políticos católicos. Foi considerado um articulador político do então arcebispo Dom Eugênio Sales. Foi um dos negociadores para implementação da lei que torna o ensino religioso obrigatório nas escolas do governo no estado do Rio de Janeiro, em 2003.

No Regional Leste 1 da CNBB foi Bispo Referencial da Pastoral da Educação, da Pastoral do Ensino Religioso e da Pastoral do Laicato.

A partir de 1985 foi professor nas seguintes instituições:

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, onde ensina Teologia Dogmática na Pós-graduação e na Graduação.
Seminário Arquidiocesano São José do Rio de Janeiro, onde leciona Teologia e Filosofia.
Escola Teológica da Congregação Beneditina do Brasil no Rio de Janeiro, onde ministra a cadeira de Teologia Dogmática.
Presentemente exerce também os seguintes cargos:

Grão-Chanceler da Universidade Católica de Petrópolis;
Presidente do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Rio de Janeiro (CONIC-RJ);
Membro da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé da CNBB, de 2007 a maio de 2011.
Aos 25 de junho de 2011 teve seu nome divulgado como membro reeleito da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé da CNBB[1].

Em 21 de novembro de 2011, foi elevado a arcebispo metropolita de Taranto.

No dia 18 de setembro de 2012 foi nomeado pelo Papa Bento XVI como Padre Sinodal da 13ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos a se realizar no Vaticano de 7 a 28 de outubro de 2012[3].

Obras publicadas
La Comunità condizione della Fede; ed. Jaca Book Milano, 1977;
500 Anos de Evangelização. Partir Novamente de um Fato e de uma Presença;
Jesus Cristo Ontem, Hoje e Sempre (Heb 13,8), ed. Ilimitada São Paulo, 1992;
Santo Domingo: La Novedad de um Método in “Communio”; Ed. Española (n. 1, enero-febrero 93) pp. 31–45. Ediciones Encuentro, Madrid, 1993;
A audácia da razão e o fascínio da fé, Fides et Ratio, in REB Março 1999;
Percorrer a distância entre a realidade e o mistério; Novos Paradígmas e Teologia em: Atualidade teológica (PUC-RJ), Nº 5 julho-dezembro-1999;
A dimensão trinitária da vida sacerdotal, Communio, Ed. Brasileira Nº 82, janeiro-julho 2000;
Percorrer a distância entre a realidade e o mistério,in Percorrer distâncias: um desafio para a razão humana, Ed. USP, Campus Ribeirão Preto, 2001;
A Igreja como Sacramento. Símbolo, memória e evento, em: revista Eclesiástica Brasileira (REB);
O Ensino Religioso: Identidade e Pluralismo em Revista: “Communio” Ed. Brasileira.

O Padre Leonardo João da Silva nasceu em 20 de junho de 1995, em Teresópolis, cidade onde cresceu e descobriu sua vocação sacerdotal. Desde cedo, envolveu-se ativamente na vida paroquial, sobretudo na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, ambiente que alimentou sua espiritualidade e despertou o chamado ao ministério.

Em 17 de fevereiro de 2013, ingressou no Seminário Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino, iniciando sua formação no Seminário Menor, onde permaneceu até 2015. Nos anos seguintes, já no Seminário Maior, cursou Filosofia e Teologia na Universidade Católica de Petrópolis. Seu caminho formativo consolidou a maturidade pastoral e intelectual que o prepararia para o sacerdócio.

A ordenação diaconal ocorreu no dia 7 de maio de 2022 e, no mesmo ano, em 10 de dezembro, foi ordenado sacerdote na Catedral São Pedro de Alcântara, em Petrópolis.

Como diácono, exerceu seu ministério atuando junto ao Setor de Educação da Diocese de Petrópolis, experiência que marcou profundamente seu percurso pastoral, e também colaborou na Paróquia São Jorge, no Alto Independência.

Após sua ordenação sacerdotal, foi nomeado pelo então bispo diocesano — hoje Arcebispo de Fortaleza — Dom Gregório Paixão, OSB, como Assessor Eclesiástico das Escolas Paroquiais, função posteriormente confirmada pelo atual bispo, Dom Joel Portella Amado.

Paralelamente, serviu como Vigário Paroquial da Paróquia Sant’Ana e São Joaquim, em Cascatinha, até dezembro de 2024, quando foi designado Administrador Paroquial da Paróquia São Jorge, no bairro Independência, em Petrópolis — comunidade na qual já havia atuado como diácono.

Dotado de um espírito alegre, próximo e acolhedor, o Padre Leonardo João segue dedicando sua missão ao serviço da Igreja. Atualmente, exerce o seu ministério como Assessor Eclesiástico das Escolas Paroquiais e * Paroquial da Paróquia São Jorge*, continuando seu caminho de entrega pastoral e cuidado com as comunidades que lhe foram confiadas.

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui