Subsídio para Semana Santa 2021

Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor – 28 de março de 2021

“A Semana Santa tem início no Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor, que une num todo o triunfo real de Cristo e o anúncio da paixão. Na celebração e na catequese deste dia sejam postos em evidência estes dois aspectos do mistério pascal.” (Paschalis Sollemnitatis, 28). O presente roteiro de orações e meditação pode ser utilizado para a reunião comum dos membros da família que residem na mesma casa, portanto que se escolha quem irá fazer o “Dirigente” (D) e quem fará as leituras (L). Na letra (T) todos rezam ou cantam juntos. Cada família poderá montar um altar doméstico e adaptar o esquema conforme as necessidades. Se for utilizado individualmente, que também se façam as devidas adaptações.

Clique aqui e acesse o documento para Oração em Família: Domingo de Ramos

Quinta-feira Santa – Instituição da Eucaristia – 01 de abril de 2021

“A Igreja celebra todos os anos os grandes mistérios da redenção humana, desde a missa vespertina da Quinta-feira até às vésperas do Domingo da Ressurreição. Este espaço de tempo é justamente chamado o ‘tríduo do crucificado, do sepultado e do ressuscitado’ e também Tríduo Pascal, porque com a sua celebração se torna presente e se cumpre o mistério da Páscoa, isto é, a passagem do Senhor deste mundo ao Pai. Com a celebração deste mistério a Igreja, por meio dos sinais litúrgicos e sacramentais, associa-se em íntima comunhão com Cristo seu Esposo.” (Paschalis Sollemnitatis, 38).

Clique aqui e acesse o documento para Oração em Família: Quinta-feira Santa Ceia do Senhor

Sexta-feira da Paixão do Senhor – 02 de abril de 2021

“Neste dia, em que ‘Cristo, nosso cordeiro pascal, foi imolado’, a Igreja, com a meditação da paixão do seu Senhor e Esposo e adorando a cruz, comemora o seu nascimento do lado de Cristo que repousa na cruz, e intercede pela salvação do mundo todo.” (Paschalis Sollemnitatis, 58).

Clique aqui e acesse o documento para Oração em Família: Sexta-feira Paixão de Jesus Cristo

Sábado Santo – Vigília Pascal – 03 de abril de 2021

“Durante o Sábado Santo a Igreja permanece junto do sepulcro do Senhor, meditando a sua paixão e morte, a sua descida à mansão dos mortos e esperando na oração e no jejum a sua ressurreição.” (Paschalis Sollemnitatis, 73).

Clique aqui e acesse o documento para Oração em Família: Sábado – Vigília Pascal

Domingo da Páscoa na Ressurreição do Senhor – 04 de abril de 2021

“A celebração da Páscoa continua durante o tempo pascal. Os cinquenta dias que vão do domingo da Ressurreição ao domingo de Pentecostes são celebrados com alegria como um só dia festivo, antes como o grande domingo Os domingos deste tempo devem ser considerados como Domingos de Páscoa” (Paschalis Sollemnitatis, 100-101).

Clique aqui e acesse o documento para Oração em Família: Domingo de Páscoa