Santo do dia › 21/06/2021

Santo do dia: São Luís Gonzaga

sao-luis-gonzagaLuís nasceu no dia 9 de março de 1568, em Mântua, Itália. Seu pai, Ferrante Gonzaga, marquês de Castiglione delle Stiviere e irmão do duque de Mântua, desejava que seu primogênito seguisse seus passos na vida militar. Para isso, o pequeno Gonzaga recebeu educação esmerada, frequentando os ambientes mais sofisticados da alta nobreza italiana: corte dos Médici, em Florença; corte de Mântua; e corte dos Habsburgos, em Madri.

Contudo, aquele menino daria fama à família Gonzaga com armas totalmente diferentes: quando foi enviado a Florença, na qualidade de pajem do grão-duque da Toscana, aos 10 anos de idade, imprimiu em sua própria vida uma direção bem definida de dedicação ao Senhor e ao seu Reino.

Lendo as cartas dos missionários jesuítas e seus grandes feitos, decidiu, para surpresa de todos, entrar na Companhia de Jesus, derrubando por terra os interesses de seu pai, que o despachou para as cortes de Ferrara, Parma e Turim. Mais tarde, Luís escreveu: “Também os príncipes são pó como os pobres: talvez, com cinzas mais fétidas”.

Renunciando ao título e à herança paternos, Luís, aos 14 anos, entrou no noviciado da SJ, sob a direção de São Roberto Belarmino, esquecendo totalmente sua nobreza. Dessa maneira, escolheu para si as incumbências mais humildes, dedicando-se ao serviço dos doentes, sobretudo na epidemia que atingiu Roma em 1590.

Luís morreu durante o 4º ano do curso de Teologia, no dia 21 de junho de 1591, aos 23 anos de idade, provavelmente por ter contraído alguma doença. Foi assim mártir da caridade e a Igreja o proclamou patrono da juventude.