Diocese, Notícias › 05/11/2020

Dom Gregório Paixão convoca católicos a doar sangue

Como objetivo de incentivar a doação de sangue, o bispo diocesano, Dom Gregório Paixão, OSB, no dia 4 de novembro, foi ao Banco de Sangue do Hospital Santa Teresa e fez a doação de sangue. “É uma grande graça poder doar sangue para os irmãos que necessitam. Você que pode, vá ao banco de sangue e faça a sua doação. Com este gesto, vamos dar vida e dar a possibilidade de sobrevida a tantos irmãos e a tantas irmãs que necessitam de sangue”.

O gesto do bispo diocesano teve como objetivo incentivar a doação de sangue, principalmente entre a comunidade da Diocese de Petrópolis, pois até o dia 14 de novembro acontece a campanha Católico Sangue Bom. “Estamos convocando todos os católicos, mas, todos, independente da religião somos convidados a participar desse ato de alegria, solidariedade e fé. Doar sangue é um gesto de caridade e que ajuda a salvar vidas”, afirmou Dom Gregório Paixão, OSB.

Em Petrópolis a doação pode ser feita no Banco de Sangue do Hospital Santa Teresa, que fica na rua Doutor Paulo Hervê, número 1.130. Nas demais cidades que formam a Diocese de Petrópolis, os católicos e todas as pessoas interessadas em doar sangue devem procurar uma unidade de saúde e se informar onde podem fazer a doação.

O bispo lembrou que nos últimos meses, por causa da pandemia causada pelo Covid-19, a doação de sangue diminuiu muito e por isso “num gesto de caridade e de amor, como teve Nosso Senhor Jesus Cristo, devemos ajudar as pessoas que necessitam de sangue”, afirmou Dom Gregório, lembrando as palavras de Jesus “enfermo e me visitastes”, frisando que doar sangue é cumprir o mandamento do amor ao próximo.

Critérios do Ministério da Saúde para doação de sangue:

Ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável legal);

Pesar no mínimo 50 kg;

Estar alimentado. Não ingerir alimentos gordurosos antes da doação;

Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;

Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservista e Carteira Profissional emitida por classe), serão aceitos documentos digitais com foto.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.