Pe. Anderson Machado Rodrigues Alves

• Nascido a 06/05/1982, em Petrópolis, RJ
  • Ordenado a 07/12/2008, em Petrópolis, RJ
  • Prefeito de Estudos e Diretor Espiritual Residente do Seminário Diocesano N. S. do Amor Divino
  • Vigário Paroquial da P. Nossa Senhora de Lourdes

Biografia

Padre Anderson Machado Rodrigues Alves nasceu em 6 de maio de 1982, em Petrópolis e foi ordenado sacerdote em 7 de dezembro de 2008, na Catedral São Pedro de Alcântara, em Petrópolis, pelo bispo diocesano na época, Dom Filippo Santoro, atualmente arcebispo emérito de Taranto, na Itália.

Graduado em Filosofia pela Universidade Católica de Petrópolis (2004); graduado em Teologia (Licenciatura em ciências religiosas) pela Universidade de Navarra, Espanha (2008); mestre em Filosofia, (especialidade Metafísica e Filosofia da Ciência) pela Pontificia Università della Santa Croce, Roma (2011); doutor em Filosofia na Pontificia Università della Santa Croce, Roma (2011-2014), tendo o seu título reconhecido pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em 17/04/2019.

Foi bolsista de pós-doutorado em educação na Universidade Católica de Petrópolis (2014-2018). Mestre em Teologia moral pela Pontificia Università della Santa Croce, em Roma (2019). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Metafísica, teoria do conhecimento, história medieval, educação e fundamentos filosóficos da teologia moral. É professor adjunto de filosofia na Universidade Católica de Petrópolis e professor do programa de pós-graduação em educação da mesma Universidade. Desde 2022 é coordenador do curso de Filosofia, na Universidade Católica de Petrópolis.

Atualmente Padre Anderson escreve toda semana para o jornal Diário de Petrópolis, com seus artigos publicados no site da Diocese de Petrópolis, que pode ser acessado pelo link – https://diocesepetropolis.com.br/noticias/padre-anderson-alves/.

Livros publicados:

EDUCAR PARA AS VIRTUDES E O BEM COMUM. 1. ed. São Paulo: Dialética editora, 2023. v. 1. 212p .

Anticoncepcionais provocam aborto? Avaliação moral do uso de anticonceptivos hormonais para fins terapêuticos. 1. ed. Campinas: Livraria Benedictus, 2021. v. 1. 169p .

Educar na liberdade: princípios pedagógicos da ética das virtudes. 1. ed. São Paulo: Instituto Brasileiro de Filosofia e Ciência “Raimundo Lúlio” (Ramon Llull), 2020. v. 1. 256p .

Alegres na esperança: escritos de teologia. 1. ed. São Paulo: Cultor de Livros, 2019. v. 1. 216p .

Ateísmo e relativismo: é possível conciliar?. 1. ed. São Paulo: Instituto Brasileiro de Filosofia e Ciência “Raimundo Lúlio” (Ramon Llull), 2017. v. 1. 107p .

Ser e Dever-ser: Tomás de Aquino e o Debate Filosófico Contemporâneo. 1. ed. São Paulo: Instituto Brasileiro de Filosofia e Ciência “Raimundo Lúlio” (Ramon Llull), 2015. v. 1. 362p .