Mons. Gilberto Ferreira de Souza

Vigário Geral de 1984 a 2006

Monsenhor Gilberto Ferreira de Souza nasceu em Petrópolis a 15 de maio de 1921, num lar religioso, seus pais Alicio Ferreira de Souza e Jorgina Ferreira de Souza, eram pessoas simples e de singular piedade.

Órfão de mãe foi educado pela avó Felicidade Ferreira de Souza, dela recebendo a formação cristã. Iniciou seus estudos no Grupo Escolar D. Pedro II…. Em seguida, matriculou-se no Seminário Arquidiocesano do Rio de Janeiro e, posteriormente, no Seminário Provincial de Belo Horizonte, completando seus estudos no Instituto Superior de Direito Canônico, no Rio de Janeiro, agregado à Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Ordenado sacerdote em 8 de dezembro de 1945, em Niterói, em cerimônia presidida por Dom José Pereira Alves, começou logo seu diversificado ministério de educador e formador dos futuros sacerdotes, como professor no Seminário Diocesano de Niterói. Assim, no plano educacional, revelou-se um educador emérito. Quer no Seminário Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino, do qual foi primeiro Reitor, quer como professor titular de Ciências Morais e Religiosas da Universidade Católica de Petrópolis, quer como Diretor do Instituto de Teologia, Filosofia e Ciências Humanas da mesma Universidade, sempre manteve um contato diário e proveitoso com a juventude estudantil, animando-a com a força vigorosa de seu espírito.

Em seu gabinete de trabalho, todos o procuravam, buscando sua orientação sensata e oportuna na solução dos mais intrincados problemas. Por outro lado, múltipla e constante foi sua atuação religiosa. Foi Secretário Particular do Bispo de Niterói, Dom José Pereira Alves; Secretário do Cardeal Dom Jaime de Barros Câmara, Arcebispo do Rio de Janeiro, para o Concílio Ecumênico Vaticano II; Pároco Auditor no Concílio Ecumênico Vaticano II; Membro do Conselho Presbiterial e do Colégio de Consultores da Diocese de Petrópolis; Chanceler da Cúria Diocesana de Petrópolis; Capelão Militar da Armada, no posto de Capitão Tenente; Pároco da Catedral de São Pedro de Alcântara e Vigário Geral da Diocese de Petrópolis, desde 1984, confirmado pelo nosso Bispo Diocesano Dom Filippo Santoro.

Durante o período em que foi pároco da Catedral, colaborou com Dom Manuel Pedro da Cunha Cintra na Campanha Fé, Cultura e Assistência, quando se ultimou a torre do referido templo e foram colocados os atuais sinos, além de ter sido um incentivador de todas as pastorais diocesanas, sobretudo o Encontro de Casais com Cristo. Pelos relevantes serviços prestados à Marinha foi condecorado com a Medalha do Mérito Naval, pelo então Presidente Costa e Silva, em novembro de 1968.

O zelo e a perseverança no desempenho de seu múnus sacerdotal, o fez merecedor de vários títulos honrosos como o de Cônego Honorário de Petrópolis, Camareiro Secreto do Papa João XXIII, Camareiro Secreto do Papa Paulo VI, Prelado de Honra do Papa Paulo VI, e Colaborador Emérito do Exército.

Possuidor de uma inteligência abrangente, servida por uma cultura admirável, Monsenhor Gilberto se destacou como pregador da mensagem evangélica, através de seus sermões meticulosamente elaborados, lógicos e claros, demonstrando um profundo conhecimento da teologia católica e uma capacidade rara de raciocínio. Assim é Monsenhor Gilberto, o sacerdote modelo, o amigo sincero, cuja vida tem sido um hino constante de amor e devotamento ao Cristo Nosso Senhor, que agora o recebe no seu eterno abraço.