Padre Carlos Magno apresentou o Diretório para Catequese no congresso on-line

O Congresso Diocesano de Catequese, devido a pandemia causada pelo Covid-19, este ano foi realizado de forma on-line e com palestra, no sábado, dia 22 de agosto, com Padre Carlos Magno, assessor eclesiástico para Catequese.

Ele falou sobre o novo Diretório para a Catequese, publicado pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, destacando o capítulo 2, que fala sobre a “Identidade da Catequese” e a “Memória da Catequese”.

Padre Carlos Magno explicou que este ano se fez a opção por palestras on-line, pois ainda é preciso seguir as orientações das autoridades sanitárias, não podendo reunir as pessoas, como ocorreu nos anos anteriores. Mas, frisou que em 2021 espera poder realizar o Congresso com a presença de todos os catequistas.

Ao iniciar a formação, Padre Carlos Magno destacou a importância dos Padres Jesuítas que promoveram a catequese em diversas regiões do mundo, inclusive no Brasil, lembrando o Padre José de Anchieta. Ele lembrou que o Papa Francisco é Jesuíta e por isso tem grande apreço pela catequese.

Ao iniciar sua fala sobre o Diretório, citou o parágrafo 74: “A catequese, estando a serviço da educação permanente à fé, está em relação às diversas dimensões da vida cristã”. Segundo o Padre Carlos Magno com este texto a intenção é ampliar o conceito de catequese, não sendo apenas uma pastoral, “mais algo maior, que está a serviço da educação da fé. E este conceito é algo novo e muito forte”.

Padre Carlos Magno frisou ainda que, conforme o Diretório é necessário que outras pastorais deem as mãos a Pastoral Catequética. Ele lembrou que o documento sobre a iniciação a vida cristã afirma que toda pastoral tem que ter a mentalidade desta iniciação. O padre frisou ainda que “desde o Documento de Aparecida a igreja insiste que deve haver uma conversão pastoral, que na verdade é uma mudança de mentalidade. Isto é, mudar a maneira de agir diante das situações”.

Todo o conteúdo da palestra do Padre Carlos Magno você pode assistir no vídeo abaixo.