Seminaristas da Paróquia de Santo Aleixo promovem resgate da história da Paróquia

No ano em que a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição e Santo Aleixo, localizada em Santo Aleixo, Decanato São José de Anchieta, completa seus 60 anos de criação, os seminaristas locais Gabriel Melone e Marcelo Alvarenga, com o apoio do pároco, Pe. João Carlos, promovem uma série de lives para celebrar a história e a tradição da comunidade local.

A ideia de um resgate histórico dos fatos mais significativos dos 60 anos da paróquia vai ao encontro da celebração do mês dedicado a Santo Aleixo, co-padroeiro da paróquia, e responsável pelas tradições mais significativas da localidade.

“A série de lives “No coração da Paróquia” propõe revisitar a história paroquial e relembrar fatos e histórias do passado que construíram a nossa tradição local, como a história de nossa capela quase tricentenária, nossa antiga matriz e a construção da nova, mas também nosso patrimônio imaterial como a devoção a Santo Aleixo e nossas festas , ressalta o seminarista Gabriel.

A devoção a Santo Aleixo nas terras do segundo distrito de Magé, remonta o século XVIII, quando Manuel dos Santos Martins edificou uma pequena capelinha colonial dedicada ao Santo, ao redor da qual, desde então, o povo se reúne para celebrar sua festa. Mas a criação de paróquia na localidade só aconteceu em meados do século XX com o decreto de Dom Manoel Pedro da Cunha Cintra, nosso primeiro bispo, que a desmembrou do território Paroquial de Nossa Senhora da Piedade de Magé e deu o titulo de matriz à antiga Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Andorinhas.As

lives “No coração da Paróquia” acontecerão todas as sextas-feiras de julho, após a transmissão da Santa Missa, às 20h30 através da página da paróquia no Facebook, Iparoquial Santo Aleixo.