ROTEIRO PARA O RELATO DAS PARTES

AO EXMO. E REVMO. DOM GREGÓRIO PAIXÃO, OSB, BISPO DIOCESANO DE PETRÓPOLIS

I – PARTE DEMANDANTE

1. Nome, filiação, Data e Lugar de Nascimento. (fotocópia: RG e CPF)
  2. Qual a sua religião? Pratica-a? Onde foi batizado?
  3. Qual é seu grau de Instrução e qual a sua profissão?
  4. Endereço completo: rua, número, cidade, cep, telefone, endereço eletrônico (e-mail) (fotocópia: comprovante residência)
  5. Data Completa do Matrimônio Religioso e civil, qual foi a Igreja, cidade. (fotocópia: certidão de casamento civil averbada; fotocópia do Processo de Habilitação Matrimonial autenticada pela secretaria da paróquia).
  6. Como era sua família e seu relacionamento com ela?
  7. Conhece pessoalmente algum sacerdote?

II – PARTE DEMANDADA

1. Nome, filiação, data e lugar de nascimento
  2. Qual a sua religião? Pratica-a? Onde foi batizado?
  3. Grau de Instrução e qual a sua profissão?
  4. Endereço completo: rua, número, cidade, cep, telefone, endereço eletrônico.
  5. Data completa do matrimônio religioso e civil, qual foi a Igreja, cidade.
  6. Como era sua família e seu relacionamento com ela?
  7. Conhece pessoalmente algum sacerdote?

III – PREPARAÇÃO PARA O MATRIMÔNIO

1. Como, quando e onde conheceu a parte demandada?
  2. Como, quando e onde iniciou o namoro com ela? Quanto tempo durou só o namoro? Como foi o tempo de namoro: havia brigas e desentendimentos, por quê? Houve intimidades, gravidez, chegou a desmanchar o namoro? Quantas vezes e por quanto tempo, quem procurava reconciliação e por quê?
  3. Como, quando e onde iniciou o noivado? Quanto tempo durou o noivado? Como foi o tempo de noivado: havia brigas e desentendimentos, por quê? Houve intimidades, gravidez, chegou a desmanchar o noivado? Quantas vezes e por quanto tempo, quem procurava a reconciliação e por quê? Se havia brigas no tempo de noivado, por que chegaram, então, ao casamento?

IV – CELEBRAÇÃO DO MATRIMÔNIO

1. Ambos foram livremente para o matrimônio, alguém ou algumas circunstâncias os obrigou ao matrimônio (quem e qual circunstância)?
  2. Como foi o dia do matrimônio, tudo correu normal na função religiosa e civil, e na festa que se seguiu? Notou alguma coisa no dia do casamento que levasse a duvidar o feliz êxito do mesmo?

V – VIDA MATRIMONIAL

1. Houve lua de mel, onde e por quanto tempo? O matrimônio foi consumado? Houve dificuldades? Quais?
  2. Quando surgiram os primeiros problemas do casal? Eles já existiam anteriormente ao matrimônio?
  3. Relate pormenorizadamente os principais fatos (fatos negativos do dia a dia), que prejudicaram o relacionamento do casal e levaram o matrimônio ao fracasso?
  4. Algum problema psíquico ou mental prejudicou o relacionamento, esse problema era anterior ao casamento?
  5. Houve infidelidade conjugal: de quem, antes, durante ou depois do casamento?
  6. Tiveram filhos, quantos; se não, por quê? As partes assumiram as suas obrigações de casados com referência ao lar, ao outro cônjuge e aos filhos?
  7. Amavam-se de verdade? Com que tipo de amor? Amavam-se com amor marital capaz de fundamentar o matrimônio? Quando descobriram que não havia mais amor entre ambos?
  8. Quanto tempo durou a vida conjugal?

VI – SEPARAÇÃO

1. De quem foi a iniciativa da separação e qual o verdadeiro motivo dessa separação?
  2. Houve tentativa de reconciliação, de quem, qual o seu resultado?
  3. Com quem vivem hoje as partes? Com quem vive o(s) filho(s) das partes (se houver)?
  4. Qual o motivo e o que espera introduzindo este processo no FORO ECLESIÁSTICO?
  5. Rol de Testemunhas (no mínimo 3 e não mais que 5) que conheçam a história do casal antes, durante e após a vida conjugal e verdadeiramente possam contribuir com o Processo (podem ser familiares) indicando endereço completo, telefone e e-mail.

CIDADE, DATA E ASSINATURA DO(A) DEMANDANTE (Duas vias)

SE POSSÍVEL COLHER ASSINATURA DA PARTE DEMANDADA

Obs: Custas processuais de um salário mínimo vigente no ano em que o Processo for admitido.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

• Cópia de Identidade, CPF, comprovante de residência
  • Processo de habilitação matrimonial canônico (retirar na Paróquia que foi realizado o Matrimônio)
  • Certidão de Batismo de ambas as partes.
  • Certidão do casamento civil com averbação do divórcio (caso haja)
  • Procuração do Advogado Canônico.