Procissão de Corpus Christi em Petrópolis

31 05 2018 Procissão Curpus Christi Petrópolis
Clique na imagem e veja outras fotos

A tradicional procissão de Corpus Christi de Petrópolis reuniu mais de cinco mil pessoas que acompanharam a passagem do hostensólio com a Eucaristia, presença real de Jesus Cristo. Antes da procissão, o bispo de Petrópolis, Dom Gregório Paixão (OSB) presidiu a missa na Catedral São Pedro de Alcântara, concelebrada por vários padres das paróquias do primeiro distrito.

Em sua homilia, Dom Gregório Paixão destacou a importância da festa, por ser um sinal público da fé dos católicos. Destacando ainda que “sem Deus não somos nada”, frisando que no mundo em que vivemos é fundamental a presença de Deus em nossas vidas.

Ao longo da procissão, as pessoas cantavam e rezavam e quem estava parado na calçada, quando o bispo passava segurando o hostensólio, acenavam e rezavam.

O tapete, uma tradição da procissão de Corpus Christi, foi confeccionado por fiéis das paróquias do primeiro distrito, com desenhos lembrando a Virgem Maria, Jesus Cristo, santos padroeiros das paróquias e mensagens de paz. Para confeccionar o tapetes os fiéis usaram sal, pó de café, serragem, flores e vários tipos de materiais, principalmente encontrados na natureza.