Padre Rcchetti: “a missão é uma dimensão existencial”

A reunião do Conselho Pastoral Diocesano (CPD), realizada na manhã do dia 10 de outubro, foi concluída com Dom Gregório Paixão, OSB, convocando todos para viver a Semana Missionária Diocesana, que acontece entre os dias 12 e 18 de outubro. A convocação aconteceu, pois o tema central da reunião foi a Campanha Missionária 2020, que tem como tema “A Vida é Missão” e contou com uma palestra do Padre Daniel Rocchetti, assessor da Comissão para Ação Missionária da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Durante sua participação, Padre Daniel Rocchetti falou da história do Dia de Oração pela Missão na Igreja, ressaltando que no Brasil, este dia de oração foi ampliado para uma campanha. Ele ressaltou que, desde a criação do dia de oração pelo Papa Pio XI em 1926, sempre teve o incentivo e apoio dos papas.

Ele falou também das três dimensões da missão: querigmática, programática e que a vida é uma missão. Padre Daniel ressaltou a importância do tema da campanha “A Vida é uma Missão”, frisando que “toda realidade da nossa vida é uma missão”. Ainda segundo o assessor da CNBB é importante compreender que as atividades são importantes, mais não são fundamentais para um serviço missionário, citando uma frase de São Francisco de Assis sobre evangelizar: “se for preciso com palavras”.

Para ele, seguindo o pensamento do Papa Francisco, a missão é uma dimensão existencial e por isso está presente em todos os momentos da vida de uma pessoa. Padre Daniel comentou ainda que muitos idosos lamentam por não atuarem mais na igreja como faziam quando jovens. Mas, segundo ele, os idosos, assim como os enfermos podem ser missionários no estado de vida que vivem.

Padre Jovane Carmo, coordenador do Conselho Missionário Diocesano (COMIDI) disse que todos devem viver bem a Semana Missionária e utilizar o material que está disponível no site da Diocese. A missa de encerramento do Ano Missionário Diocesano será no dia 31 de outubro, às 9h, no Ginásio Jesus, Maria e José em Raiz da Serra.