Dec. São Pio X, Notícias › 27/11/2017

O Sentido missionário da Novena de Natal

“O objetivo da Novena é também o trabalho missionário, ou seja, você chamar a pessoa de fora, a pessoa afastada, a pessoa que tem fé e através da Novena pode se tornar mais participante”, foram palavras do Monsenhor Antônio Carlos Motta, pároco na Paróquia de São Judas Tadeu em Agriões.

O tema da Novena surgiu durante uma conversa do sacerdote com a Pastoral da Comunicação paroquial, em entrevista sobre o Advento. Segundo Monsenhor Antônio, a Novena é algo tradicional na vida da Igreja, os cristãos antigos já se preparavam em dias seguidos, principalmente nas casas. Salientou ainda a presença da novena na Liturgia das horas, com as orações próprias de cada dia. Hoje em dia as novenas acontecem em dias mais espaçados, nos ambientes de trabalho, nos grupos de estudo e nas famílias, e assim as pessoas além de rezarem juntas também promovem reflexões e a confraternização.

Porém – diz Monsenhor Antônio – “Um aspecto importante é que a gente não deve chover sempre no molhado, não podemos chamar para a novena somente quem está junto, sejam os grupos da família ou da igreja. O objetivo da novena é também o trabalho missionário, ou seja, você chamar a pessoa de fora, a pessoa afastada, a pessoa que não costuma frequentar regularmente a igreja mas que tem fé e através da novena pode se tornar mais participante, pois durante os nove dias participando das reuniões e rezando juntas certamente terão um Natal mais intenso e profundo e após o Natal sentirão necessidade de continuar, então o sentido missionário está presente na novena e não pode ser deixado de lado.”

O vídeo com a entrevista pode ser assistido abaixo e está no canal do Youtube da Paróquia.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.