N. Sra. Guia Pacobaíba Mauá

Praça Palmira Barenco – Praia de Olaria – Mauá Cep: 25930-000 – Guia de Pacobaíba (Magé), RJ - Secretaria - Rua Castro Alves - Cep: 25925-678

E-mail: nsguia-pacobaiba@diocesepetropolis.org.br

Quinta-feira 16h às 18:30h
Domingo 18h
Local: Capela de São Pedro

Na praia de Mauá, Município de Magé, teria sido fundado uma paróquia no ano de 1647.

Em 1669, na casa do Padre Lucas de Souza, um Oratório servia de igreja paroquial, enquanto estava sendo construída a Igreja de Nossa Senhora da Guia, anteriormente dedicada a Santa Margarida.

Esta primeira igreja de Nossa Senhora da Guia ruiu, e outra foi edificada no outeiro onde hoje se encontra.

Por ordem de Dom José de Barros Alarcão, Bispo do Rio de Janeiro, a Igreja de Nossa Senhora da Guia já funcionava como paróquia em 1683.

No arquivo da Cúria Diocesana de Petrópolis há folhas de registro de óbitos do ano de 1724, assinados pelo pároco Padre Manuel Mendes; nessa época era Bispo do Rio de Janeiro Dom Antônio de Guadalupe, porém somente o Alvará de 14 de dezembro de 1755 deu a Igreja de Nossa Senhora da Guia o título de Paróquia perpétua.

Criação da Paróquia

Sendo Bispo do Rio de Janeiro, Dom Frei Antônio do Desterro foi criada a Paróquia de Nossa Senhora da Guia de Pacobaíba (dita também de Mauá), no dia 14 de dezembro de 1755.

Primeiro Vigário

Nomeado por Dom Frei Antônio do Desterro, Bispo do Rio de Janeiro, o primeiro Vigário da Paroquia de Nossa Senhora da Guia de Pacobaíba foi o Padre Antônio Ferreira, que tomou posse no dia 24 de abril de 1756. (Fonte: Texto escrito por Monsenhor Mário Correa e publicado no Anuário de 1997 da Diocese de Petrópolis)

Pároco e administradores anteriores:

Pe. Antônio Ferreira
Pe. Carlos Caridade

Leia outros artigos sobre a Igreja Nossa Senhora da Guia:

Patrimônio Material de Magé

Igreja Guia de Pacobaíba resiste ao tempo e ainda acolhe os fiéis de Mauá