Juventude testemunha amor a Cristo no Congresso em Teresópolis

06 05 2018 Congresso da Juventude 2018
Clique na imagem e veja outras fotos

Mais de três mil jovens de todas as paróquias da Diocese de Petrópolis participaram no dia 6 de maio, do 30º Congresso da Juventude Católica, no Ginásio do Pedrão, em Teresópolis. O encontro contou com a presença do Bispo Diocesano, Dom Gregório Paixão (OSB) durante todo o dia, participando das atividades ao lado dos jovens e conduzindo as alguns momentos de oração, como adoração ao Santíssimo, e presidindo a missa, concelebrada por diversos sacerdotes.

Em sua homilia, Dom Gregório Paixão citando a história da humanidade, que ao longo dos séculos criou e falou sobre seus heróis, questionou sobre qual dos heróis foi capaz de dar a sua vida pela salvação da humanidade. Ele citou ainda os mais diversos super-heróis, muitos conhecidos da juventude atual e outros de gerações passadas, lembrando que eles construíram histórias fantasiosas e maravilhosas.

– No meu tempo, havia Jaspion cujos inimigos eram bem comuns e simples. Hoje, Capitão América e tantos outros combatem verdadeiros titãs, seres imbatíveis e imortais. A pergunta que faço a todos os heróis e a mim mesmo, qual o super-herói que foi capaz de entregar a sua vida pelos outros. Qual o super-herói feito de ferro e imortal foram capazes “se eu entregar minha vida por você, você livra todo esse povo”. Nenhum deles. Por maior que seja o super-herói o amor que tem por sua vida, não deixa se entregar sua vida pelos outros. Ele até enfrenta, pode até correr o risco, mas sabe que o risco não será pelos que estão ao seu lado, pois ele sempre busca estar vivo. Ora, nós estamos aqui não para celebrar um super-herói, nem super-heróis outros, mais para verdadeiramente adorar aquele que é o único Senhor. Nós estamos aqui para dobrar o joelho por alguém que foi capaz de dizer por causa de todos, por causa dos que vejam, por causa dos que me antecederam, por causa dos homens e mulheres do futuro, eu entrego a minha vida livremente, eu a dou, não é necessário que ninguém peça, eu a dou livremente, eu me torno causa não de apenas um instante de salvação como super-herói para uma determinada população, mas, como Deus me coloco a disposição de todos e até me deixo pregar numa cruz para que a salvação chegue a todo universos, para que os homens e as mulheres compreendam o que é o céu, para que todo humanidade possa viver o tempo da graça. Meus irmãos e minhas irmãs, foi por causa dele que estamos reunidos e Ele está presente entre nós. Ele nos dá a vida e a salvação. Como podemos viver o heroísmo de nosso batismo?”, afirmou Dom Gregório Paixão.

Ouça a homilia na íntegra:

O Congresso da Juventude terminou com o show dos cantores católicos, Adriana Arydes, Davidson Silva e Olivia Ferreira. Ao longo do dia, os jovens participaram da oração inicial conduzida pelo grupo de animação, com representantes da Renovação Carismática da Diocese e de um momento mariano, com a entronização da imagem de Nossa Senhora de Fátima e em seguida da adoração ao Santíssimo, momento de oração e consagração da juventude católica da Diocese de Petrópolis.

Um dos momentos fortes do Congresso da Juventude foi a caminhada pelas ruas do centro de Teresópolis, realizada no inicio da tarde, quando, animados pela Comunidade Magnificat, os jovens tomaram as ruas. Eles caminharam louvando a Cristo, pois a frente dos jovens estava Dom Gregório Paixão com Jesus Eucarístico e a todo o momento manifestavam seu amor a Cristo.

Antes da caminhada, em cima do trio elétrico, o Padre Carlos Magno Teodoro Ribeiro fez uma pregação convidando os jovens a refletir sobre quem eles estão seguindo no dia a dia. Ele afirmou que muitos não seguem plenamente a Deus e por isso acabam se perdendo. Ele fez um desafio aos jovens para que mudem suas vidas e passam a seguir integralmente Jesus Cristo. Ele falou sobre a importância de todos os cristãos buscarem a santidade e citou trechos da exortação apostólica do Papa Francisco sobre a santidade.