Setor Juventude apresenta projetos no Pré-Congresso

Clique na foto e veja o álbum de fotos

Nos dias 29 e 30 de abril, foi realizado o Pré-Congresso da Juventude Católica da Diocese de Petrópolis. Jovens representantes e assessores adultos das diversas paróquias da Diocese, estiveram reunidos na paróquia de Santo Antônio, em Teresópolis, para traçar as metas e diretrizes dos trabalhos a serem realizados com a juventude durante o ano.

A abertura do pré-congresso aconteceu com a Santa Missa celebrada pelo Padre Luis Henrique, coordenador diocesano do Setor Juventude. No sábado, com a presença do Bispo Diocesano, Dom Gregório Paixão, OSB, os jovens puderam refletir ainda pela manhã sobre as escolhas que devemos seguir.

Assim também foi feito o trabalho com os assessores adultos. Desde outubro de 2015 a diocese de Petrópolis tem como trabalho diferencial a inserção dos assessores junto aos trabalhos do Setor Juventude.

Dando continuidade à formação, os jovens tiveram a oportunidade de participar de uma conferência com o Diácono Gabriel Costa sobre “O Projeto das Células Juvenis”, que atendem algumas as urgências de trabalho das diretrizes do setor juventude. Propomos um método de evangelização da juventude alternativo aos já existentes – portanto, não visa excluir as demais metodologias –, baseado nesses quatro pontos fundamentais, para ser desenvolvido no ambiente paroquial com aqueles jovens que já fizeram a experiência do primeiro encontro e que precisam se tornar discípulos-missionários do Senhor Jesus. ”

E após, o seminarista Pablo veio explicar um pouco sobre as diretrizes nos grupos jovens de pós encontro, baseadas em histórias bíblicas e pregações. Enquanto isso, os assessores adultos representantes dos movimentos e grupos jovens, participaram de reflexões sobre as diretrizes para trabalhos e as linhas de ação para os jovens, conduzidas pelo seminarista Toni e o Padre Luiz Henrique.

Os projetos do Setor Juventude diocesanos nascem da necessidade de atingir as urgências contidas nas diretrizes do Setor Juventude, que na época que foram elaboradas, nasceram a partir das diretrizes da ação evangelizadora no Brasil

1ª Urgência – Igreja em Estado Permanente de Missão

2ª Urgência: Igreja: Casa de Iniciação à Vida Cristã

3ª Urgência: Igreja: Lugar de Animação Bíblica da Vida e da Pastoral

4ª Urgência: Igreja: Comunidade de Comunidades

5ª Urgência: Igreja a Serviço da Vida Plena para Todos

Atualmente o Setor Juventude diocesano trabalha com três importantes projetos: Projeto Jovem Discípulo; Capacitação de Assessores; Missão nos Decanatos.

Já na parte da tarde, os jovens Rafaela e Luiz deram seu testemunho da experiência nas missões realizadas em Rondônia e organizadas pela Arquidiocese de Niterói e Leste 1. Houve também durante todo o pré-congresso momentos de espiritualidade, adoração, partilha e palestras com temas específicos como: a Ideologia do Gênero e Conselhos Municipais da Juventude.