Papa fala sobre a Paixão de Cristo

Em seu discurso em italiano, na véspera do tríduo pascal, o Papa concentrou sua meditação na Paixão de Cristo “nessas semanas de apreensão sobre a pandemia que está fazendo o mundo sofrer tanto”. Colaboração Monsenhor José Maria Pereira, Vigário Geral da Diocese.

Catequese do Santo Padre

Queridos irmãos e irmãs, bom dia!

Nessas semanas de apreensão sobre a pandemia que está fazendo o mundo sofrer tanto, entre as muitas perguntas que fazemos a nós mesmos, também pode haver perguntas sobre Deus: o que ele faz diante de nossa dor? Onde está quando tudo dá errado? Por que você não resolve problemas rapidamente? Essas são perguntas que fazemos sobre Deus.

A história da Paixão de Jesus, que nos acompanha nestes dias santos, nos ajuda. Mesmo lá, de fato, muitas perguntas se reúnem. O povo, depois de receber Jesus triunfantemente em Jerusalém, se perguntou se ele finalmente libertaria o povo de seus inimigos (cf. Lc 24,21). Eles esperavam um Messias poderoso e triunfante com a espada. Em vez disso, chega um homem gentil e de coração humilde, que clama à conversão e à misericórdia. E foi precisamente a multidão, que o havia aclamado anteriormente, que gritou: “Seja crucificado!” ( Mt 27,23). Aqueles que o seguiram, confusos e assustados, o abandonam. Eles pensaram: se o destino de Jesus é esse, o Messias não é Ele, porque Deus é forte, Deus é invencível.

Mas, se continuarmos lendo a história da Paixão, encontraremos um fato surpreendente. Quando Jesus morre, o centurião romano que não era crente, não era judeu, mas era pagão, que o viu sofrer na cruz e o ouviu perdoar a todos, que tocaram seu amor sem medida, confessa: « Verdadeiramente, este homem era Filho de Deus! “( Mc 15,39). Diz exatamente o oposto dos outros. Ele diz que existe Deus, que é realmente Deus .

Hoje podemos nos perguntar: qual é a verdadeira face de Deus? Geralmente projetamos o que somos nele com o poder máximo: nosso sucesso, nosso senso de justiça e também nossa indignação. Mas o Evangelho nos diz que Deus não é assim. É diferente e não poderíamos conhecê-lo com nossas próprias forças. Foi por isso que ele chegou perto, veio nos encontrar e se revelou completamente na Páscoa. E onde ficou completamente? Na cruz Lá aprendemos os traços da face de Deus: não esqueçamos, irmãos e irmãs, que a cruz é a cadeira de Deus. Seria bom olharmos para o Crucificado em silêncio e ver quem é o nosso Senhor: é Ele quem não aponta o dedo para alguém, nem mesmo contra aqueles que o crucificam, mas abre os braços para todos; quem não nos esmaga com a sua glória, mas se despe por nós; quem não nos ama em palavras, mas nos dá vida em silêncio; isso não nos força, mas nos liberta; quem não nos trata como estranhos, mas leva nosso mal sobre si mesmo, leva nossos pecados sobre si mesmo. E isso, para nos libertarmos dos preconceitos sobre Deus, olhamos para o Crucifixo. E então abrimos o evangelho. Nestes dias, todos em quarentena e em casa, fechados, tomamos essas duas coisas em mãos: o Crucifixo, vamos dar uma olhada; e abra o evangelho. Isso será para nós – por assim dizer – como uma grande liturgia doméstica, porque atualmente não podemos ir à igreja.

No Evangelho, lemos que quando as pessoas vão a Jesus para fazê-lo rei, por exemplo, depois da multiplicação dos pães, ele sai (cf. Jo 6, 15 ). E quando os demônios querem revelar sua majestade divina, Ele os silencia (cf. Mc 1, 24-25). Por quê? Porque Jesus não quer ser incompreendido, ele não quer que as pessoas confundam o Deus verdadeiro, que é o amor humilde , com um deus falso, um deus mundano que se mostra e se impõe à força. Ele não é um ídolo. Foi Deus quem se tornou homem, como cada um de nós, e se expressa como homem, mas com a força de sua divindade. Em vez disso, quando é proclamada solenemente a identidade de Jesus no Evangelho? Quando o centurião diz: “Ele realmente era o Filho de Deus“. É dito lá, assim que ele deu a vida na cruz, porque não se pode mais estar enganado: vê-se que Deus é onipotente no amor , e não de outra maneira. É sua natureza, porque é feita dessa maneira. Ele é amor.

Você pode objetar: “O que devo fazer com um Deus tão fraco que morre? Eu preferiria um deus forte, um Deus poderoso! ”. Mas você sabe, o poder deste mundo passa, enquanto o amor permanece. Somente o amor guarda a vida que temos, porque abraça nossas fragilidades e as transforma. É o amor de Deus que curou nosso pecado na Páscoa com seu perdão, que fez da morte uma passagem da vida, que transformou nosso medo em confiança, nossa angústia em esperança. A Páscoa nos diz que Deus pode transformar tudo para o bem. Que com ele podemos realmente confiar que tudo ficará bem. E isso não é uma ilusão, porque a morte e ressurreição de Jesus não é uma ilusão: era uma verdade! É por isso que nos dizem na manhã de Páscoa: “Não tenha medo!” (cf Mt 28,5). E as perguntas angustiantes sobre o mal não desaparecem repentinamente, mas encontram no Ressuscitado o fundamento sólido que nos permite não afundar.

Queridos irmãos e irmãs, Jesus mudou a história, tornando-se próximo de nós e fez dela, embora ainda marcada pelo mal, uma história de salvação. Ao oferecer sua vida na cruz, Jesus também venceu a morte. Do coração aberto do crucifixo, o amor de Deus alcança cada um de nós. Podemos mudar nossas histórias se aproximando dele, aceitando a salvação que ele nos oferece. Irmãos e irmãs, vamos abrir todo o nosso coração em oração, nesta semana, nos dias de hoje: com o Crucificado e com o Evangelho. Não se esqueça: Crucifixo e Evangelho. A liturgia doméstica será essa. Vamos abrir todo o seu coração em oração, deixe seu olhar repousar sobre nós e entenderemos que não estamos sozinhos, mas amados, porque o Senhor não nos abandona e nunca se esquece de nós. E com esses pensamentos, desejo a você uma Santa Semana Santa e uma Santa Páscoa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *