Padre Jovane participa do Congresso Missionário Nacional de Seminaristas

O Padre Jovane da Rosa Carmo está participando do Congresso Missionário Nacional de Seminaristas, que acontece até o dia 14 de julho, no Município de Santo Antônio da Patrulha (RS), e o tema é do Mês Missionário Extraordinário “Batizados e Enviados, a Igreja de Cristo em missão no Mundo” e o lema “Sereis minhas testemunhas até os confins da terra (At 1,8). O encontro foi aberto pelo vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Jaime Spengler, que presidiu a missa de abertura, concelebrada por quatro bispos e diversos padres.

Padre Jovane participa do Congresso representando o Conselho Missionário Regional do Leste 1 da CNBB (Comire) e Conselho Missionário Diocesano (Comidi). Ele disse que o Congresso tem por finalidade estender as propostas Missionárias do Concílio Vaticano II nos tempos atuais , visando um crescimento da Espiritualidade Missionária nos futuros presbíteros. Com sua presença, Pe. Jovane se propõe a auxiliar os conselhos missionários de seminaristas (Comises) do Regional Leste I da CNBB.

A Diocese de Petrópolis terá implantado o Conselho Missionário de Seminaristas (Comise), no dia 5 de agosto, com missa presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Gregório Paixão, OSB, no Seminário Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino, quando receberá a Cruz Missionária.

Os objetivos do Congresso Missionário Nacional de Seminaristas é animar e aprimorar a formação missionária dos futuros presbíteros no Brasil, de maneira que a missão seja realmente eixo central da formação e os ajude a adquirir um autêntico espírito missionário; aprofundar a reflexão sobre a missão, com uma ênfase especial sobre a missão ad gentes, em sintonia com a temática do Mês Missionário Extraordinário.

Também se pretende proporcionar espaços para a reflexão, vivências, troca de experiências e celebrações, além de sensibilizar os participantes (seminaristas, reitores e formadores dos seminários e casas de formação, bispos e convidados) para uma caminhada sinodal e de comunhão.

O Congresso contará com conferências, sendo as principais sobre “Iniciação à vida cristã e missão” e “A Igreja de Cristo em missão no mundo”. Haverá também dois painéis: “Missão ad gentes” e “Amazônia: novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral”, enriquecidos com testemunhos missionários. Cada participante poderá participar ainda de dois fóruns e duas oficinas. Ainda são previstas mesas-redondas, celebração da caminhada missionária, vivência da riqueza cultural gaúcha e fortalecimento do conhecimento recíproco.