Inaugurado presépio da Catedral

Mantendo a tradição no início do tempo litúrgico do Advento, Dom Gregório Paixão (OSB) abençoou e inaugurou o presépio da Catedral São Pedro de Alcântara. O presépio da Catedral ao longo dos anos se tornou uma referência religiosa no período de preparação para o Natal e também uma atração turística na cidade.

O pároco da Catedral, Padre Adenilson Ferreira, antes da benção do bispo, explicou que o presépio ficará todo iluminado, porém a gruta ficará escura “lembrando que a luz é o menino Jesus e por isso será acesa somente na missa da véspera do natal”. Participaram da celebração o vigário paroquial, Padre Pedro Paulo, reitor da Universidade Católica de Petrópolis (UCP) e outros sacerdotes e religiosos e fiéis da Paróquia da Catedral.

Como acontece todos os anos, há mais de 30 anos, o tradicional presépio da Catedral São Pedro de Alcântara participa do circuito de atrações do Natal Imperial. Inicialmente com o Padre José Augusto Carneiro, saudoso Pe. Jac, que por muitos anos estruturava o presépio para que representasse o nascimento de Cristo e fosse uma atração há mais neste período para os petropolitanos e turistas que visitam a Catedral.

Padre Adenilson ao assumir a administração pastoral da Catedral, manteve esta tradição, com o mesmo objetivo. “O centro das atenções é sempre para a manjedoura. As peças que representam Maria e José estão em uma gruta, feita de modo um pouco mais simples e nesse tempo vai ficar apagada. Somente no Natal vamos iluminar, porque a luz do presépio é o menino Jesus. Queremos ressaltar que a luz das nossas vidas é Ele”, destaca o pároco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *