Igreja de Santo Antônio sedia encontro da Pastoral dos Políticos Católicos

05 07 2016 material encontro dos catlicos na poltica
Clique na imagem e veja o álbum de fotos

A Igreja Matriz de Santo Antônio no Alto, Decanato São Pio X, em Teresópolis, foi sede de mais um encontro da Pastoral dos Políticos Católicos do Regional Leste 1 da CNBB, que alcança as dioceses do Estado do Rio de Janeiro. Estiveram presentes diversos agentes da política e pessoas interessadas, da cidade de Teresópolis e demais cidades da região, inclusive do Rio de Janeiro. O encontro teve por finalidade fortalecer a pastoral e apresentar propostas orientadoras da Igreja para as eleições.

Além do administrador da paróquia, Padre Jorge Luis Pacheco de Medeiros, estiveram presentes o Padre Ernande Nascimento, da Paróquia de Nossa Senhora da Piedade, em Magé, e Padre Ademar Pimenta, da Arquidiocese de Niterói, que representaram os bispos Dom Gregório Paixão, da Diocese de Petrópolis, e Dom Roberto Francisco Paz, da Diocese de Campos.

O encontro foi iniciado com reflexão de um trecho do Evangelho, em que Padre Ernande convidou os presentes a testemunharem com a vida em sua atividade política, pois é ela quem vai garantir a confiança dos eleitores. Segundo ele, é comum encontrar, na ação pastoral, pessoas desanimadas com a política, já que “eles não se veem representados em seus votos”, e sugeriu que aqueles que atuam com a política façam valer esta confiança.

Reforçou que aquele que deseja atuar na política e professa a fé católica deve ver a pessoa assim como ela vê, ou seja, de forma integral. Ressaltou ainda que a “Igreja vê a pessoa, pois nela está Cristo, nela está o Senhor”, sem interesses confessionais. Argumentou que a ação política deve fundamentar-se nesta afirmativa.

Após a reflexão de Padre Ernande os presentes puderam expor suas opiniões e impressões sobre diversos temas. Dentre eles o Deputado Federal Hugo Leal (PSB/RJ) e representando Teresópolis os pré-candidatos Nilton Salomão, Maurilio Schiavo, Roberto Petto e Breno Freitas, além do Secretário de Governo do município, Carlos Dias. Estiveram presentes pessoas de diversas partes do Estado do Rio de Janeiro (área de alcance do Regional Leste 1), inclusive não-católicos. O encontro foi encerrado com uma breve exposição do Padre Ademar, e bênção final concedida pelo pároco, padre Jorge Luis.

Um comentário em “Igreja de Santo Antônio sedia encontro da Pastoral dos Políticos Católicos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *