Documento sobre santidade do Papa Francisco foi apresentado no Conselho Diocesano Pastoral

15 05 2018 Conselho Pastoral Diocesano
Clique na imagem e veja outras fotos

O Conselho Pastoral Diocesano (CPD) se reuniu no dia 12 de maio, no salão da Catedral de Petrópolis, quando refletiu sobre a Exortação Apostólica Gaudete et exsultate do Papa Francisco sobre a santidade. A Doutrina Social da Igreja (DSI) também foi apresentada como um dos pontos fortes de estudo das escolas bíblica-catequética da Diocese de Petrópolis, cujos estudos devem ter início no segundo semestre.

A reunião foi presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Gregório Paixão (OSB) e pelo Coordenador Diocesano Pastoral, Padre Ernande Nascimento. O encontrou contou ainda com a presença dos decanos, Padre Jorge Luis Pacheco de Medeiros (Dec. Santa Teresa), Padre Leonardo Tassinari Resende (Dec. São José de Anchieta) e Padre José Celestino Coelho (Dec. São Pedro de Alcântara).

O coordenador da Pastoral Diocesano da Pastoral da Comunicação, Padre Alexandre Brandão e o Pároco de São Judas Tadeu (Mosela), Padre Rogério Dias também participaram do encontro, assim como seminaristas e diáconos permanentes. Representantes das paróquias, movimentos e pastorais também estiveram presentes na reunião do Conselho.

Dom Gregório Paixão falou sobre a oportunidade que tem ao caminhar por todas as regiões da Diocese e perceber quantas coisas está sendo realizadas e quanta graça. Ele destacou a beleza de todo o trabalho realizado pelos padres e leigos em toda Diocese, frisando que “é uma alegria muito grande poder participar tudo isto”.

O bispo ressaltou ainda que, no dia a dia, seja nas paróquias, nas pastorais, movimentos e na vida pessoal de cada um, há muitas dificuldades, lembrando que isto faz parte da vida. “Mas temos muito mais coisas para celebrar do que coisas para nos arrepender e chorar”, afirmou, destacando quantas coisas boas e maravilhosas foram realizadas no passado e hoje estão sendo realizadas.

A reflexão sobre a Exortação Apostólica Gaudete et exsultate que fala sobre a santidade foi apresentada por Euridice da Comunidade Magnificat. Ela apresentou todos os capítulos da exortação, destacando alguns trechos, principalmente aqueles que têm relação da vida cotidiana. Entre as questões apresentadas por ela foi que os sinais de santidade podem ser encontrados em todas as realidades, inclusive fora do ambiente da Igreja.

Padre Leonardo Tassinari falou sobre as propostas para aprofundar a Doutrina Social da Igreja, que será por meio dos encontros da Escola Bíblico-Catequética a partir do segundo semestre. Para facilitar este estudo, a Diocese preparou e está publicado no site um documento com resumo e orientação para o estudo da Doutrina Social da Igreja. Padre Leonardo destacou que isto é fundamental para formação de todos, principalmente neste ano quando a Igreja no Brasil celebra o Ano Nacional do Laicato.