A Diocese de Petrópolis é a Prefeitura Municipal de Petrópolis, por meio da Fundação de Cultura e Turismo, firmou uma parceria para realização de vários eventos católicos no segundo semestre deste ano. O primeiro deles aconteceu no dia 19 de junho, com o lançamento do DVD “Segredos” de Ziza Fernandes, no Theatro Dom Pedro, com a participação de vários cantores católicos, inclusive petropolitanos.

A solenidade de assinatura da parceria aconteceu, no salão da Catedral São Pedro de Alcântara, na noite do dia 17 de junho, com a presença do Bispo de Petrópolis, Dom Gregório Paixão, OSB e da presidente da Fundação de Cultura, Drica Madeira, representando o prefeito Rubens Bomtempo. Além deles também participaram da solenidade Padre Renato Gomes de Andrade, a cantora católica petropolitana, Larissa Viana, Diego Nunes da Comunidade Jesus Menino, e Marcia Montes da Comunidade Água da Vida.

Dom Gregório Paixão manifestou sua alegria pela parceria com a Prefeitura para divulgar a arte católica, por meio da música e de outras manifestações. Ele disse que “ao caminhar pela cidade, muitas vezes não percebemos que respiramos cultura e expiramos arte. É uma beleza de uma cidade que se preparou para ser de todos. Isto se dá porque as cidades criadas por amor e cuidado, de algum modo refletem a história da humanidade”.

22 06 2016 Assinatura de Parceria com a Prefeitura de PetrópolisO bispo lembrou que no mundo, 90% das artes mais visitadas são monumentos religiosos, frisando que a arte é de Deus. “O que estamos construindo aqui é uma parceria, pois juntos somos mais e quando apresentamos os projetos ao governo municipal, o prefeito e sua equipe tiveram a sensibilidade de perceber que, o que fazemos precisa ter uma visibilidade de conjunto pela importância do trabalho. O que queremos é manifestar a beleza do nosso trabalho para todos, pois o que estamos produzindo é para tocar os corações, é para falar de amor”.

A presidente da Fundação de Cultura e Turismo, Drica Madeira disse que ficou muito feliz com a assinatura da parceria, pois reconhece que a Igreja Católica tem uma manifestação de arte que precisa ser levada a todos. Ela frisou ainda que “o cantar para a Igreja Católica tem um outro sentido, que não é apenas cantar, mais levar o amor e por isso me sinto muito lisonjeada em participar desta história”.

Durante a sua fala, Drica Madeira ressaltou os vários eventos promovidos pela Igreja Católica e citou o “Exultet”, que aconteceu este ano no período da Páscoa e que, em sua opinião, precisa entrar no calendário de eventos da cidade. Padre Renato de Andrade agradeceu a parceria, lembrando que ela já vem ocorrendo, destacando a importância da assinatura do termo de parceria para realização de outros eventos.

Padre Renato disse que muitas vezes os artistas católicos não encontram o apoio da grande mídia e por isso, “parcerias como estas é importante para criar os espaços para que possam divulgar a arte para todos, principalmente para os jovens”. A solenidade terminou como começou, com uma apresentação da cantora Larissa Viana.

One thought on “Diocese e Prefeitura de Petrópolis firmam parceria para realização de vários eventos católicos